O mundo está cada vez mais conectado. Qualquer pessoa possui um smartphone, que, além de ligações, pode mandar mensagens instantâneas, capta rádio, TV e tem outras utilidades. E essas tecnologias estão cada vez mais integrando os automóveis.
As centrais multimídias, que antes só equipavam modelos de luxo, como Mercedes Classe S, BMW Série 7, Porsches, já estão vindo em carros populares e com preços muito acessíveis. Carros como Honda City, Ford Focus, Volkswagen Golf já estão vindo de fábrica com esse tipo de conforto para o motorista e passageiros.
No sistema multimídia da Chevrolet, o One Star, o motorista tem como assistência uma rede de monitoramento, onde o motorista usa o retrovisor para se comunicar e a atendente indica o caminho. Já o sistema usado pela Hyundai nos HB20 (hatch, sedã e HB20X), possui TV Digital, navegação por GPS e ainda pode, em alguns casos, espelhar a tela do smartphone. Tem o Sync, da Ford onde o motorista não precisa tirar as mãos do volante para atender o celular.
Alguns equipamentos ajudam na hora da baliza, como as câmeras de ré. Alguns carros possuem um sistema chamado Park Assist, que ajuda o motorista a estacionar o veículo.
A tecnologia de segurança atende agora as necessidades fora do carro: o sistema de airbargs para pedestres que a Volvo introduziu no V40 é uma ideia simples que protege o pedestre e pode salvá-lo em caso de atropelamento.
Pedro Giordan
Metodista – 5º semestre