Montadora tem pronta as (quatro) tecnologias para a construção de híbridos, plug-in e elétricos no Brasil

Enquanto algumas montadoras investem unicamente na tecnologia elétrica, outras apostam que a combinação da eletricidade com um combustível lampo, como o etano, pode prolongar a vida dos motores a combustão e atender as necessidades ambientais, da redução de emissões de CO2 na atmosfera. Seguindo essa segunda linha, a Stellantis apresentou nesta segunda-feira (1/8/23), a tecnologia Bio-Hybrid, que combina a propulsão térmica flex e elétrica.

A Bio-Hybrid é aplicada nas quatro categorias de veículos eletrificados: híbrido leve, híbrido, plug-in e elétrico puro e está pronta para equipar os carros da montadora, que, segundo o seu presidente, Antonio Filosa, ainda não decidiu quais os primeiros carros que receberão cada uma das tecnologias, mas ele garantiu que todos os carros das marcas aglutinadas na Stellantis – Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën, entre outras – receberão a tecnologia

“O Bio-Hybrid faz parte da rota tecnológica da mobilidade acessível e sustentável adotada pela Stellantis. Queremos potencializar as virtudes do etanol, como combustível renovável, cujo ciclo de produção absorve a maior parte de suas emissões, combinando a propulsão à base do biocombustível com sistemas elétricos”, disse Filosa.

A tecnologia de eletrificação combinada com o etanol faz parte do plano estratégico da empresa para 2030, que prevê a descarbonização de processos e produtos das fábricas até 2038, com redução das emissões em 50% já em 2030.

O presidente destacou que o Bio-Hybrid é uma tecnologia que privilegia as características e recursos do Brasil, como o etanol e a energia elétrica limpa.

“Nossa prioridade é descarbonizar a mobilidade, mas queremos fazer isto de modo acessível para o maior número de consumidores e desenvolvendo tecnologias e componentes no Brasil”, destacando que as novas tecnologias híbridas e elétricas devem constituir uma oportunidade para o fortalecimento da engenharia brasileira e da indústria nacional.

Veja como funciona cada uma das categorias de eletrificação:

Bio-Hybrid
Conhecido como híbrido leve, traz um dispositivo elétrico multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida, capaz de fornecer energia mecânica e elétrica, que gera torque adicional para o motor térmico do veículo quanto gera energia elétrica para carregar a bateria adicional de Lítio-Íon de 12 Volts. Tem potência de até 3KW.

Bio-Hybrid e-DCT
É o Híbrido completo. Tem dois motores elétricos. O primeiro substitui o alternador e o motor de partida. O outro, maior, é acoplado à transmissão. Uma bateria de Lítio-Íon de 48 Volts dá suporte ao sistema e é alimentada pelos dispositivos.

Bio-Hybrid Plug-in
Tem uma bateria de Lítio-Íon de 380 Volts, recarregada na regeneração nas desacelerações, alimentada pelo motor térmico do veículo ou por fonte externa

BEV (100% Elétrica)
É totalmente impulsionada por um motor elétrico de alta tensão alimentado por uma bateria recarregável de 400 Volts, por meio de sistema de regeneração ou através de plug-in. A arquitetura oferece torque instantâneo, com acelerações