Líder de vendas, montadora promete 16 carros novos no Brasil até 2025
Antonio Filosa, presidente da Stellantis América Latina, ao fazer nesta terça-feira (6/7/22) um balanço do desempenho do grupo no primeiro semestre anunciou o lançamento de 16 modelos novos até 2025 no Brasil, com prioridade para os segmentos de utilitários esportivos (SUVs), vans e picapes.
Destacou também os investimentos na redução das emissões de gases poluentes pelos veículos do grupo, com a proposta de reduzir em 50% as emissões de CO2 até 2030.
Mais do que simplesmente investir da eletrificação, Filosa disse que a Stellantis quer liderar o segmento, sem precisar, no entanto, o prazo para que isso aconteça. Para isso, a empresa está considerando todas as possibilidades de eletrificação (“o cliente é que vai dizer quais são as melhores tecnologias”), mas considerou que o etanol é uma “chance única para a descarbonização do setor automobilístico”.
Entre as vantagens do etanol em relação às demais tecnologias, Filosa avalia que o uso do combustível de cana-de-açúcar tem a infra estrutura de distribuição pronta, pois ele já está disponível em qualquer posto de combustível, em todo o país, não sendo necessário qualquer investimento.
Além disso, lembrou que o etanol é uma tecnologia altamente competitiva do ponto de vista ambiental, pois o híbrido com uso do etanol tem o mesmo impacto (positivo) ambiental do carro elétrico puro considerando todo o ciclo de produção e de emissões, o chamado “do poço à roda”
De qualquer forma, a evolução da eletrificação no Brasil será muito lenta em comparação com Europa e Estados Unidos. Segundo Filosa, em 2030, quando metade das vendas de veículos nos Estados Unidos serão de modelos eletrificados, o Brasil terá apenas 20%. No mesmo ano a Europa simplesmente terá eliminado o carro totalmente a combustão: toda a produção e vendas será de eletrificados.