Importado mais vendido, Kia Sportage ganha mudanças na linha 2019, que já está à venda
Um carro dura em média quatro, cinco anos no mercado sem sofrer uma mudança profunda no estilo, no design, na motorização.
Mas no intervalo desse período – portanto a cada dois anos, dois anos e meio – a montadora faz o que se chama de facelift, uma atualização visual que normalmente envolve uma mudança no
conjunto ótico, na grade frontal, no para choque, no painel, um acerto nos bancos e eventualmente uma alteração técnica. Mudanças para dar up grade, pra dar uma levantada no produto no mercado.
Mas o que parece uma mudançazinha simples na linha, que às vezes a gente chama de “um tapinha”, envolve o um processo complicado de criação e de produção.
Estou falando isso porque recebi a informação de que a Kia já colocou à venda o Sportage, o importado mais vendidos no Brasil, que teve um um facelift na linha 2019.
Mudaram coisas como para-choques dianteiros e traseiros, faróis e lanternas e rodas, acabamento da grade dianteira.
No interior, novo volante, painel de instrumentos revisado e novo desenhos no estofamento.
Pois é, mais “essas coisinhas” tiveram o envolvimento de nada menos que três estúdios de design, em várias partes do mundo.
Liderada pelo estúdio de design europeu da Kia em Frankfurt, o facelift do Sportage teve a contribuições dos centros de design de Namyang, na Coreia, e de Irvine, na Califórnia.
Quer dizer: pequenas mudanças envolvem uma produção intelectual, criativa e técnica, pesquisas, decisões e investimento financeiro.
Um erro pode fazer o produto empacar no mercado e uma boa idéia, um detalhe no acabamento ou item tecnológico, podem agradar o consumidor e fazer o sucesso de vendas do produto.
No Brasil, o Sportage tem quatro versões, todas com motor 2.0 flex de 4 cilindros, com duplo comando de válvulas variável no cabeçote (DOHC com Dual CVVT) de 167 cavalos usando álcool. Câmbio automático de seis marchas com opção de trocas seqüenciais e seleção do modo de condução: normal, econômica e esportiva.