– Bonito, o estepe na traseira complica a abertura do porta malas

Para os amantes da Zafira, andar na Spin só provoca saudades da velha van, que fez sucesso nos anos 2001 a 2012 e foi imperdoavelmente retirada de linha.

Não, a Spin não substitui a Zafira, mas não decepciona quem busca uma opção para a família: tem um bom espaço interno, bancos confortáveis na frente e na traseira, o seu motor de 108cv dá conta do recado e, o aspecto menos valorizado do modelo, o visual externo, ganhou um brilho especial na versão aventureira avaliada pela Agência AutoInforme: os adesivos externos e o estepe na tampa do porta-malas, entre outros detalhes, que deixaram a Spin Activ mais bonita.

O ganho com a mudança do estepe para fora do carro limita-se ao visual, realmente mais aventureiro e atrevido, porque piorou muito a abertura da tampa traseira, que agora precisa de mais espaço para ser acionada. E o pior é que o eventual ganho de espaço com a retirada do pneu do porta malas não foi aproveitado.

Na dianteira, o carro tem uma grande grade frontal preta, com detalhes na cor prata, faróis grandes que se alongam pelas laterais. Itens que, combinados com o para-choque com faróis de milha integrados, propõe um aspecto valente ao carro.

A traseira é mais simples, as lanternas não são tão grandes, mas estão posicionadas nos extremos, pegando parte da lateral. As rodas são aro 16 de alumínio e tem desenho novo.

A minivan tem configuração apenas para cinco pessoas na versão Activ, com bom espaço interno e porta-malas de 710 litros. O acabamento interno é simples, sem muitos requintes e a posição de dirigir é mais alta, características de utilitários que agradam grande número de consumidores.

O carro tem central multimídia com tela de sete polegadas, sensível ao toque, entrada para cabo auxiliar, USB e bluetooth, volante multifuncional, ar-condicionado, direção hidráulica, distribuidor eletrônico de frenagem (EBD), volante com regulagem de altura e profundidade, entre outros. O sistema de operação do rádio, com toque na tela, não é eficiente: falha e irrita quem não está acostumado.

O motor 1.8 flex de 8V de 108 cavalos cumpre o seu papel, mas está longe de ser um propulsor aguerrido.

O carro acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos, chega a 173 km/h e o consumo médio é de 7,6 km/l na cidade e de 9,7 km/l na estrada, segundo os dados divulgados pela GM. Sempre considerando álcool.

 Ficha técnica

Motor
Motorização 1.8
Alimentação Injeção multi ponto
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 108 106
Cilindradas (cm3) 1.796 N/D
Torque (Kgf.m) 17 16,4
Velocidade Máxima (Km/h) 173 N/D
Tempo 0-100 (Km/h) 11.1 N/D
Consumo cidade (Km/L) 7.6 N/D
Consumo estrada (Km/L) 9.7 N/D
Dimensões
Altura (mm) N/D
Largura (mm) 1735
Comprimento (mm) 4360
Entre-eixos (mm) 2620
Peso (kg) 1255
Tanque (L) 53
Porta-malas (L) 710
Ocupantes 5