– Bonito, o estepe na traseira complica a abertura do porta malas
Para os amantes da Zafira, andar na Spin só provoca saudades da velha van, que fez sucesso nos anos 2001 a 2012 e foi imperdoavelmente retirada de linha.
Não, a Spin não substitui a Zafira, mas não decepciona quem busca uma opção para a família: tem um bom espaço interno, bancos confortáveis na frente e na traseira, o seu motor de 108cv dá conta do recado e, o aspecto menos valorizado do modelo, o visual externo, ganhou um brilho especial na versão aventureira avaliada pela Agência AutoInforme: os adesivos externos e o estepe na tampa do porta-malas, entre outros detalhes, que deixaram a Spin Activ mais bonita.
O ganho com a mudança do estepe para fora do carro limita-se ao visual, realmente mais aventureiro e atrevido, porque piorou muito a abertura da tampa traseira, que agora precisa de mais espaço para ser acionada. E o pior é que o eventual ganho de espaço com a retirada do pneu do porta malas não foi aproveitado.
Na dianteira, o carro tem uma grande grade frontal preta, com detalhes na cor prata, faróis grandes que se alongam pelas laterais. Itens que, combinados com o para-choque com faróis de milha integrados, propõe um aspecto valente ao carro.
A traseira é mais simples, as lanternas não são tão grandes, mas estão posicionadas nos extremos, pegando parte da lateral. As rodas são aro 16 de alumínio e tem desenho novo.
A minivan tem configuração apenas para cinco pessoas na versão Activ, com bom espaço interno e porta-malas de 710 litros. O acabamento interno é simples, sem muitos requintes e a posição de dirigir é mais alta, características de utilitários que agradam grande número de consumidores.
O carro tem central multimídia com tela de sete polegadas, sensível ao toque, entrada para cabo auxiliar, USB e bluetooth, volante multifuncional, ar-condicionado, direção hidráulica, distribuidor eletrônico de frenagem (EBD), volante com regulagem de altura e profundidade, entre outros. O sistema de operação do rádio, com toque na tela, não é eficiente: falha e irrita quem não está acostumado.
O motor 1.8 flex de 8V de 108 cavalos cumpre o seu papel, mas está longe de ser um propulsor aguerrido.
O carro acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos, chega a 173 km/h e o consumo médio é de 7,6 km/l na cidade e de 9,7 km/l na estrada, segundo os dados divulgados pela GM. Sempre considerando álcool.
Ficha técnica
Motor | ||
Motorização | 1.8 | |
Alimentação | Injeção multi ponto | |
Combustível | Álcool | Gasolina |
Potência (cv) | 108 | 106 |
Cilindradas (cm3) | 1.796 | N/D |
Torque (Kgf.m) | 17 | 16,4 |
Velocidade Máxima (Km/h) | 173 | N/D |
Tempo 0-100 (Km/h) | 11.1 | N/D |
Consumo cidade (Km/L) | 7.6 | N/D |
Consumo estrada (Km/L) | 9.7 | N/D |
Dimensões | |
Altura (mm) | N/D |
Largura (mm) | 1735 |
Comprimento (mm) | 4360 |
Entre-eixos (mm) | 2620 |
Peso (kg) | 1255 |
Tanque (L) | 53 |
Porta-malas (L) | 710 |
Ocupantes | 5 |