– Depois de moídos, pneus inservíveis se transformam em sola de sapato, piso de quadras esportivas, tapete, asfalto e até combustível
No primeiro trimestre de 2015 foram coletados e descartados corretamente 114,5 mil toneladas de pneus inservíveis, quantia que equivale a 22,9 milhões de pneus de carros de passeio, conforme dados da Reciclanip, entidade responsável por promover o descarte correto dos pneus inservíveis.
Depois de “virar pó” o material reciclado dos pneus pode ser empregado na produção de borracha de vedação, solado de sapato, piso industriais e de quadras esportivas, tapete para carro, asfalto e até combustível alternativo.
“Vamos investir 5% a mais na coleta e reciclagem este ano, o que dará um total de R$ 105 milhões, custos estes rateados entre os fabricantes nacionais”, disse opresidente da entidade, Alberto Mayer.
Os maiores gastos, cerca de 60%, são de logística; o restante é custo operacional. A Reciclanip conta com 834 pontos de coleta e 90 caminhões fazendo o recolhimento, todos os dias do ano.
A coleta especializada começou em 1999 e já destinou corretamente 3,11 milhões de toneladas de pneus inservíveis. Este número equivale a 623 milhões de pneus de passeio.