Alexandre Aquino, vice-presidente da Stellantis e responsável pela marca Fiat, revela a estratégia da marca para valorizar o carro usado
O vice-presidente da Stellantis, Alexandre Aquino, responsável do grupo pela Fiat, avalia, nesta entrevista, que a principal razão da marca obter um excelente desempenho no mercado de usados, é a visão estratégia da empresa, que faz uma análise sistêmica, de 360º do produto, com destaque para o atendimento pós venda.
A Fiat é uma das maiores ganhadoras do Selo Maior Valor de Revenda, que revela os carros que obtêm o melhor comportamento dos preços no mercado de usados. Ganhou 21 troféus por categoria nos dez anos de premiação e em 2022 a picape Strada obteve o Selo de Campeã Geral.
Autoinforme: Alexandre, a Fiat sempre se posicionou bem no Selo Maior Valor de Revenda, a Strada chegou a ser campeã geral competindo com mais de uma centena de modelos de todas as categorias e ganhou nada menos do que 21 troféus em dez anos. Qual é o segredo, qual é a estratégia que a Fiat usa para fazer com que os seus carros tenham um bom Valor de Revenda?
Alexandre Aquino: Nossa estratégia é fazer uma análise em 360º de tudo que é importante para você se destacar como valor de revenda, e um dos pontos principais é a pós-venda. Para a nova picape da Fiat, a Titano, por exemplo, a gente está trazendo um pacote de peças de reposição, com preço muito competitivo, chega a ser 30% mais barato do que a média do mercado. Isso com certeza vai se traduzir em satisfação para os clientes. O dono da Titano vai ter uma grata surpresa na hora de vender o carro, que com certeza vai ter um bom valor residual.
Autoinforme: Além disso, o que a marca faz para conquistar esse consumidor secundário, o comprador do usado?
Alexandre Aquino: Damos uma atenção especial nesse pacote de peças de reposição, no preço de manutenção, das manutenções periódicas, nas revisões. Outro aspecto que tente a valorizar o carro é o valor do seguro, isso acaba de alguma maneira influenciando, já que o seguro é um dos maiores gastos do dono do carro.
Autoinforme: O desconto do carro zero na concessionária atrai o comprador do carro zero, mas pode prejudicar o dono do usado, na hora da revenda, certo?
Alexandre Aquino: Sim, traçamos uma estratégia de desconto para não prejudicar o comprador. A gente trabalha com um posicionamento de preço bastante competitivo, um posicionamento de preço que não nos leva, ao longo do tempo, a oferecer bônus, o que poderia prejudicar o dono do carro na equação final
Autoinforme: A Fiat tem uma rede ampla e capilarizada, isso ajuda na boa imagem e na consequente valorização do usado?
Alexandre Aquino: Sem dúvida, temos uma rede de mais de 520 concessionarias vitoriosas, engajadas, saudáveis e que nos ajudam a levar essa estratégia na sua plenitude. A boa presença da marca e todos ao cantos do País dá a garantia de bom atendimento ao comprador do mercado secundário.
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