– GM tem seis carros que vendem mais do que a linha completa de muitas marcas
– Só a S-10 vendeu mais do que toda a linha Peugeot em 2018
Depois das informações que davam a entender que a GM poderia deixar o Brasil, dirigentes da montadora desmentiram, mas confirmaram que vão fazer uma reestruturação visando melhorar sua lucratividade no Mercosul e no Brasil.
Oficialmente a empresa declara que está concluindo o plano de investimento de R$ 13 bilhões no período de 2014 a 2019; que está negociando condições de viabilidade para investimento adicional de R$ 10 bilhões de 2020 a 2024 e que caso as negociações tenham sucesso, investiria R$ 23 bilhões entre 2014 e 2024.
Questionada pela Autonforme, a montadora não respondeu se cogita deixar o Brasil caso não obtenha lucro neste ano ou nos próximos anos e se os investimentos dependem de acordos com os parceiros.
Se a GM considera que não tem lucro em sua operação no Brasil, ela provavelmente se refere à venda do seu carro de entrada, o Onix. Difícil não ter lucro num modelo de entrada que custa de R$ 45 mil a R$ 60 mil e que vende 200 mil carros por ano, mas vamos considerar que a empresa não obtenha a margem desejada nos seus carros chamados “de entrada”, no caso o Onix e o Prisma. Mas e o restante da linha? A marca opera em outras categorias, com carros médios e grandes, onde, como se sabe, a margem de lucro é bem maior.
Além de Onix e Prisma, a GM tem mais quatro carros no ranking que são campeões de venda. Muitos deles, vendendo mais do que várias marcas que possuem uma linha completa.
Se fosse uma marca, Onix sozinho seria a sexta mais vendida, atrás apenas de Volkswagen, Fiat, Ford e Renault, além da própria GM; o Prisma seria a 12ª “marca” do País, a S-10 seria a 13ª, a Tracker a 14ª e a Spin a 15ª, todas na frente de empresas que mantêm grande operação no Brasil e portfólios completos de produtos, como Peugeot, Citroën Mitsubishi, Mercedes-Benz, BMW, Land Rover, Audi, Volvo e pelo menos mais uma dezena de montadoras e importadoras.
A picape S-10 vendeu 31,5 mil unidades no ano passado, mais do que toda a operação da Peugeot ou da Citroën, e mais do que Audi, Chery, Volvo e Land Rover somadas.
A Spin vendeu 25.195, mais do que todos os modelos da Kia e a BMW somados.
Juntos, Cobalt e Cruze venderam 40 mil carros, mais do que a soma de todos os carros da JAC, Audi, Caoa Chery, Volvo, Land Rover e Suzuki.
E nenhuma dessas empresas está reclamando de beliscar um pedacinho de um dos maiores mercado de veículos do mundo.
Veja o ranking por marcas e as posições ocupadas pelos carros da GM