Valmir Salaro, repórter especial do Fantástico, da TV Globo, fez comentários sobre algumas das matérias avaliadas como jurado do Prêmio Autoinforme de Estudantes de Jornalismo.
O jornalista destacou o “texto claro” da reportagem Viagens pós-pandemia: mobilidade e tendências, da estudante Juliana Faria da Silva, da Faculdade de Taubaté: “É uma matéria interessante de ler e o que chama a atenção é a entrevista com a fotógrafa Mariana Klink. Como ela diz, finalmente o brasileiro vai conhecer o Brasil: viajar pelo País é o desejo de muita gente, mas corremos o risco de aumentar a poluição se todos que tem carro usarem o veículo para sair de casa. Como tudo tem dois lados: fica o alerta da arquiteta Erika Kneib: isso vai levar ao aumento dos índices de congestionamento, de acidentes, de poluição atmosférica, e ainda maior degradação do espaço urbano”. Parabéns.
Sobre a reportagem de João Pedro Ribeiro Pena, também da Unitau, Valmir Salaro avaliou que o texto oferece bons argumentos e é bem escrita. Fala como as empresas de transporte rodoviário querem conquistar a confiança do tão sofrido passageiro de ônibus, principalmente para quem é obrigado usar esse tipo de transporte para trabalhar e andar pela cidade. Esses veículos precisam melhor muito para dar conforto e atender os milhões de brasileiros. Vamos ver essa promessa de melhora realmente vai acontecer.
“Muito bom o tema. Parabéns”, disse o jornalista.
Sobre a matéria de Roberto Santana Lima, da Unisa, o repórter do Fantástico considerou que o texto faz uma importante denúncia, isto é, que a poluição do ar aumenta em 11% as possibilidades de morrer por Covid-19.
“Não vi esse tema ser discutido pela chamada grande imprensa, mesmo durante a ampla cobertura da pandemia no Brasil”, disse Valmir. “Gostei de saber. Parabéns”, finalizou.
Sobre a reportagem de rádio campeã de autoria de Gustavo Garcia Zarchary, da ESPM, Valmir Salaro disse que “a matéria foi muito bem feita e com um começo (a abertura) bastante criativo. Foram usados recursos de áudio que me chamaram a atenção. Gostei bastante. Parabéns”.