A revolução no mercado de veículos comerciais chegou para ficar. Modelos elétricos, semi autônomo e com muita tecnologia embarcada já são realidade no Brasil.
Seguindo essas premissas, a Mercedes-Benz apresentou a nova linha da Sprinter, que chegará no fim do ano.
Totalmente renovada, a linha Sprinter 2020, que já está sendo produzida na Argentina, traz muita tecnologia, segurança, conforto e mais potência.
Ela fará sua estreia no mercado brasileiro na Fenatran, feira de transporte que acontece a partir do dia 13 de outubro.
“Por todas as inovações tecnológicas e novidades, a Sprinter traz para o Brasil um padrão alto de veículos comerciais leves, com soluções para todas as demandas do mercado”, considerou Jefferson Ferrarez, diretor da Mercedes-Benz.
Vale destacar os novos faróis, e pára-choque, mas a maior novidade da linha não está na aparência e sim na tecnologia de segurança.
A Sprinter chega com novo sistema ABA (assistente ativo de frenagem), assistente de fadiga e do assistente de subida em rampa, além dos já conhecidos controle de estabilidade e assistente de vento lateral. Também compõem o pacote de segurança ativa da Sprinter as Luzes de Condução Diurna.
No quesito conforto, trás movo sistema multimídia MBUX com tela sensível ao toque, espelhamento de aplicativos compatíveis do celular, entrada USB e câmera de ré na tela multimídia. Seu interior é similar ao de um automóvel, com alto padrão de ergonomia e bem-estar a bordo. Ainda nesse quesito, a marca inova com a direção elétrica e o acionamento do motor sem o uso da chave.
Mais potente, a Sprinter ganhou novas versões: 314 CDI Street (motor de 143 cv a 3.800 rpm e torque de 33,7 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm), 416 CDI e 516 CDI (motor de 163 cv a 3.800 rpm e torque de 36,4 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm). A versão 416 CDI traz mais uma importante vantagem para os clientes: seu PBT chega agora a 4.100 kg, o que resulta em 220 kg a mais em relação ao atual 415, aumentando assim a capacidade de carga líquida do veículo.
Com o novo portfólio, a Sprinter continua oferecendo a maior linha de veículos comerciais leves. São 60 modelos, entre vans de passageiros, transporte escolar, turismo, VIP, traslados e fretamento, furgões e chassis com cabina.
A Mercedes-Benz é líder do segmento de Vans grandes e neste ano sua participação aumentou ainda mais. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, essa liderança superou 35% de participação, com 7.517 unidades emplacadas e 58% de crescimento no volume de vendas em comparação com o mesmo período de 2018.
A Sprinter é líder na categoria de vans de passageiros com mais de 48% de participação. Em furgões, o market share é de 33% e em chassis com cabina, possui quase 20%.
Luiz Cipolli Junior, de Curitiba