Como se já não bastassem as tristes consequências das mortes e sequelas resultadas dos acidentes de trânsito, essa tragédia tem um alto custo financeiro para a sociedade.
Segundo o IPEA Instituto de Pesquisas Aplicadas estima-se que custo dos acidentes aos cofres públicos é de R$ 56 bilhões por ano, o que causa um enorme impacto na economia do País.
Com este valor, seria possível construir 28 mil escolas de Educação Básica ou 1800 novos hospitais. Se considerarmos os últimos 5 anos de dados disponíveis, esse montante chegaria a quase 250 bilhões de reais
Em 2014, nada menos do que 43.760 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no Brasil, o que significa uma morte a cada 12 minutos. Mais de meio milhão (exatamente 595.693 vítimas) foram indenizadas com o seguro DPVAT no mesmo período, o que dá uma média de 1.632 pessoas por dia.
Os acidentes de trânsito são o principal motivo de afastamento do trabalho.
Mais da metade (cerca de 60%) dos leitos hospitalares, em todo País, são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. Em cidades do Norte e do Nordeste a ocupação de leitos em hospitais por vítimas de trânsito chega a 90%.