Com esse design, com essa cor, não sei se por curiosidade, ou pela beleza, o fato é que ele faz sucesso por onde passa. Não há quem não pare pra observar ou fazer a pergunta:

“Que carro é esse?”

É o Aion Y, elétrico puro que a GAC está trazendo pro Brasil, um carro que rompe com o tradicional, traz inovação no design e na experiência do usuário. No painel, foi eliminada a maioria dos botões físicos. Todas as funções podem ser realizadas por toque na tela central multimídia, como a abertura das janelas, do porta-malas, do teto solar (algumas ainda podem ser acionadas também por botões).

Oferece uma experiência mais limpa, minimalista e tecnológica dentro do carro. O desenho interno e o acabamento seguem nessa linha: muito bom gosto e material de primeira.

A curiosidade do público tem razão de ser: o Aion Y é atraente, e a versão avaliada, a topo de linha Elite, é completa, com o sistema Adas 2, que oferece inúmeras tecnologias de assistência à direção e de segurança ativa.

À primeira vista não parece, mas é um carro grande, um carro para uso familiar: tem 4,5 metros de comprimento e um espaço interno que vi em poucos outros carros, especialmente nos bancos de trás. Mesmo quem tem grande estatura fica muito bem confortável, tem espaço de sobra para as pernas, isso sem contar a abertura das portas, com ângulo de quase 90 graus, o que facilita enormemente a entrada e saída das pessoas.

Os bancos dianteiros têm controle de temperatura e ajustes elétricos, tela touchscreen de 14,6 polegadas e uma segunda tela de 10’25 como quadro de instrumentos. Câmera 360 graus, carregador de celular por indução (e numa boa posição, no console) e teto solar panorâmico

Ao acelerar, você sente de cara a força do motor elétrico, que tem potência equivalente a 204 cavalos. Tem uma arrancada forte e chega aos 100 km/h em 8,5 segundos. O painel indica uma autonomia de cerca de 400 quilômetros, mas o alcance é muito relativo, depende das condições de trânsito e, principalmente, da forma de dirigir.

 

O sistema Adas inclui, entre outros itens:

– Sistema de permanência na faixa

– Monitoramento de ponto cego

– Frenagem autônoma de emergência

– Controlador de velocidade adaptativo.

O preço do Aion Y avaliado é R$ 184.990,00

 

A GAC chegou em maio deste ano e trouxe cinco carros, sendo quatro híbridos e um elétrico: Hyptec HT, GS4, Aion V, Aion Y e Aion ES, com investimento anunciado de US$ 1,3 bilhão no Brasil nos próximos cinco anos e projeção de uma rede de 120 pontos de venda em 2025.

A estatal chinesa GAC, está em 70 países, produz por ano o equivalente a toda produção do Brasil, cerca de 2,5 milhões de unidades.