Francesa entra no time das mais vendidas e Fiat mantém liderança; veja o ranking

Como janeiro é um mês atípico, com muitas mudanças no ranking por marca e por modelo em relação ao ano passado, fica difícil dizer se os resultados do mês são realmente sustentáveis, mas a boa colocação da Peugeot parece ser resultado de um crescimento real da marca no Brasil. Afinal, a Peugeot vem conquistando espaço no mercado há algum tempo e no ano passado foi a marca que mais cresceu, 118% sobre 2020, embora ainda com um volume diminuto, foram apenas 29.400, com participação de 1,5%.

A marca francesa conquistou expressivos 3,5% de participação no mercado no primeiro mês de 2022, com 4.083 carros vendidos e pela primeira vez desde agosto de 2013 passou a integrar a lista das dez marcas mais vendidas, ficando em nono lugar.

As boas vendas do 208 – vigésimo colocado no ranking por modelo com 1.989 unidades e do 2008 – foram fundamentais para a conquista; o 2008 vendeu 1.781 e ficou na 24ª posição.

Embora a empresa não fale em previsões, fontes da montadora consideram factível conquistar 2,5% de participação este ano.

A Fiat começa o ano indicando que tem tudo para repetir a conquista de 2021 e ser mais uma vez a marca mais vendida no Brasil: vendeu 23,3 mil carros e ficou com 19,9%, contra 11,3% (13.528 carros) da Volkswagen e 11,2% (13.106) da GM. Nas demais posições permanecem as mesmas marcas que encerraram 2021 no ranking, com exceção da entrada da Peugeot, que provocou a saída da Caoa Chery da lista das dez mais vendidas.

 

Ranking por marca
Janeiro de 2022