Empresa investe R$ 20 milhões em tecnologia para lubrificantes
A Petronas, fabricante de óleos lubrificantes para veículos automotores, inaugurou na semana passada o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de tecnologia para óleos lubrificantes e graxas junto à fábrica em Contagem, Minas Gerais. O objetivo é desenvolver novas tecnologias para óleos, graxas e fluídos industriais.
O investimento feito no centro de pesquisa foi de R$ 20 milhões e a empresa afirmou que tal investimento em tecnologia no Brasil é sinal da confiança no futuro: “O Brasil tem infraestrutura e recursos naturais para o desenvovimento, mesmo com o cenário político e econômico inseguro. Iremos nos adaptar ao mercado, seja ele qual for”, disse Giuseppe D’arrigo, diretor executivo da empresa.
O setor de lubrificante avançou nos últimos anos, aumentou a sua capacidade de desenvolvimento graças aos recursos tecnológicos desde a extração, até a formulação e a produção.
Em 2012, a Petronas, originária da Malásia, estava em 20º lugar no ranking mundial das empresas de lubrificantes e, neste ano, passou a ser a 4ª, atrás apenas da ExxonMobil, BP e Shell.
Quando o assunto é veículo elétrico, a marca não tem nada desenvolvido. Os representantes da empresa afirmam que a equipe de ciência trabalha em novas fórmulas, mas enxergam a eletrificação de veículos como uma oportunidade de ampliar a gama de produtos.
Além do polo de Minas Gerais e da Malásia, a empresa está instalada na China, Estados Unidos, Itália e África do Sul. A empresa aposta na evolução do mercado brasileiro, daí a opção de investir no País.
Kalyne Rannieri