– Tecnologia permite que os carros troquem informações sobre trânsito, acidentes, perigo, aumentando a segurança viária
Está bem próximo o dia em que os carros vão trocar informações sobre trânsito, condições das vias, acidentes, situação de perigo, o que vai aumentar a segurança dos motoristas e reduzir os trágicos índices de acidentes e mortes.
Alguns carros mais modernos, com sistema semi autônimo de direção, já conseguem ler os avisos da via, como velocidade máxima, estacionamento, direção, além da sinalização horizontal, como faixa de pedestre, faixas que determinam as vias na avenida e tudo o que o sistema de tráfego sinaliza para o motorista,
Afinal, o carro autônomo precisa detectar e reagir a toda e qualquer sinalização para poder andar sozinho. E ele já está chegando por aí.
Agora a empresa Here, que desenvolve sistemas de localização em nuvem, desenvolveu uma interface universal para a troca de dados entre veículos autônomos. É um protocolo padrão para envio e recebimento de informações coletadas pelos sensores dos carros.
Com essas informações, forma-se uma grande rede de dados sobre a situação do tráfego e das vias, com atualização em tempo real, que irá informar e conectar os futuros carros autônomos.
É uma tecnologia nova, o projeto foi iniciado no ano passado e foi apresentada a uma associação de 100 empresas e instituições comprometidas com o desenvolvimento de sistemas de transporte inteligentes. Onze já aderiram à plataforma, entre elas Bosch, Continental e Daimler.