A linha 2023 da picape da Renault muda também no interior, no design e na segurança

O motor turbo 1.3 TCe flex oferece mais potência e alto torque em baixas rotações, atributos que fazem a picape Oroch Outsider atingir 100 km/ em 9,8 segundos e velocidade máxima de 189 km/h, graças aos 170 cavalos de potência, tendo como resultado para o bolso do consumidor, baixo consumo de combustível:11 km/l na estrada e 10,5 km/l na cidade, com gasolina. Com etanol, o consumo é de 7,8 km/l no percurso rodoviário e 7,4 km/l no urbano. Com três versões – PRO, Intense e Outsider – ela vai concorrer ao mesmo tempo com a Strada e a Toro.

A linha 2023 da picape Renault foi apresentada nesta terça-feira (12/4/122) em São Paulo. O desenho externo teve pequenas alterações, com nova grade frontal,  para-choque e faróis de neblina redesenhados. Novas barras de teto mais resistentes e mudanças também no santantônio e nas rodas de alumínio.

Na traseira, lanternas com acabamento fumê e o logo Oroch destacado na tampa. A versão Outsider vem com faróis de neblina auxiliares.

O interior está diferente, e mais confortável, com mudanças no painel, laterais de porta e acabamento de bancos e melhorou a conectividade.

No painel, entradas de ar retangulares com acabamento prata. A versão Outsider traz acabamentos internos na cor laranja e costuras dos bancos, além de uma central multimídia de 8” flutuante, com conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay (também presente na versão Intense).

A picape, que inaugurou um segmento em 2015, surge agora renovada, tanto na motorização como no acabamento interno, mais refinado, mas também com mudanças no designa exterior, deixando-a com um aspecto mais valente.

A Outsider é a topo de linha, com câmbio automático de oito velocidades que oferece boas retomadas e força e o motor é aquele que a Renault já adotara no Captur e no Duster.

A troca de marchas pode ser feita no modo manual, usando a alavanca de câmbio, que simula oito marchas, opção recomendada pela fábrica quando se deseja uma arrancada mais eficaz, em longos declives ou em ultrapassagens.

As demais versões – PRO e Intense, mantêm o motor 1.6 SCe e conta com câmbio de seis marchas. O objetivo da montadora é atender públicos diferentes com as três opções.

A Oroch 2023 conta com injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula eletrônica e duplo comando variável, o que garante mais agilidade, melhor desempenho com menor consumo.

O carro vem com o sistema start&stop (nas três versões), que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Com ele, a economia de combustível chega a 5% no trânsito urbano.

As versões PRO e Intense trazem como novidade a transmissão de seis velocidades, manual, com melhor escalonamento de marchas. Ganhou na aceleração (0 a 100 km/ em 11,8s) e na máxima (169 km/h).

A segurança foi reforçada com equipamentos como controle de Estabilidade (ESP) e controle de Tração (TCS), além de assistente de partida em rampa, que retém o carro em pisos inclinados por dois segundos, o sistema anti-capotamento, que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.

O presidente da Renault do Brasil, Ricardo Godo, disse que a falta de componentes continua afetando a produção da fábrica no Paraná e por isso não garante que poderá atende toda a demanda pela Oroch nos próximos meses. A situação, segundo Godo, deve melhorar no segmento semestre, mas provavelmente não será possível, ainda obter a plenitude do produção.

O presidente disse que a montadora encerrou a fase do investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil setor. Os próximos passos da empresa são: a adoção da plataforma CMF-B, que vai permitir a produção de vários veículos usando a mesma estrutura; a produção de um motor novo Turbo 1.0 e a produção de um SUV.

Dados técnicos da Oroch

– 2.829 mm de entre-eixos

– caçamba com 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade e comporta 683 litros

– capacidade de carga total é de 680 kg

– suspensão traseira multilink independente

– pneus LTX Force da Michelin de medidas 215/65 R16, verdes e de uso misto.

Versões e preços

Versão PRO – R$ 105.800,00

Ar-condicionado, direção eletro-hidráulica com regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos. Protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto e alarme. Airbag duplo, freios ABS com BAS, Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Sistema Anti-capotamento (RMI) e Assistente de Partida em Rampas (HSA).

Versão Intense – Preço: R$ 111.300,00

Todos da versão PRO, mais roda de liga leve de 16”, EasyLink de 8” com conexão sem fios, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras de teto funcionais, apoio de braço para o motorista, retrovisores e maçanetas em preto brilhante e para-choque na cor da carroceria.

Versão Outsider – Preço: R$ 137.100,00

Todos da versão Intense, mais ar-condicionado automático e digital, sensor crepuscular e de chuva, grade frontal com detalhes cromados, alargadores de para-lama, santantônio, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium, roda diamantada biton e motor turbo 1.3 TCe flex, com transmissão CVT Xtronic de oito velocidades.

A fábrica oferece uma lista de 24 acessórios para as três versões da picape.