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De casa nova, mas com o mercado vendendo abaixo do que há dez anos, a indústria automobilística abre esta semana o Salão do Automóvel na São Paulo Expo com ar-condicionado, banheiros honestos, estacionamento a R$ 40,00 e com uma expectativa de dias melhores.

Há quem queira forçar a barra e chamar esta que é a maior exposição do setor na América Latina (e uma das cinco maiores do mundo) de Salão da Retomada, numa referência a uma hipotética reação das vendas. Pura ilusão. Com um desempenho de vendas pífio e que continua despencando mês a mês, esse 29º Salão de São Paulo deveria ser batizado de Salão da Esperança (no sentido de sonho).

O mercado é um indicativo, também, de que, se as vendas caíram pela metade, não tem ninguém entregando os pontos. Ao contrário: as montadoras estão aí disputando a preferência de uma parcela de consumidores que aumentou o seu poder aquisitivo e, pela primeira vez nas últimas décadas, colocou carros de porte médio e de maior valor agregado entre os mais vendidos no País (1). Desde a liderança do Monza nos anos 1990 que só se via no ranking dos dez mais modelos compactos.

As marcas que apostaram nos segmentos mais caros estão colhendo os frutos, assim como as marcas de luxo, que apresentaram queda de vendas bem menor do que a média, quando não, caminham em sentido inverso, aumentando as vendas em determinados modelos e segmentos.

Já marcas tradicionais estão pagando o preço por continuarem investindo na base do mercado, onde a crise é mais violenta, com queda de vendas e perda de participação, assim como as importadoras, que pagam caro (30% de IPI extra não é força de expressão!) pela discriminação do governo em relação ao segmento.

Há uma clara tendência de aumento da procura por carros médios e grandes, especialmente utilitários esportivos. Além dos recentes lançamentos no Brasil (Renegade, Kicks e HRV no ano passado), mais novidades nesse segmento estão sendo esperadas no Salão.

Em 2016, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo será realizado em novo local, o moderno espaço do São Paulo Expo – antigo Centro de Exposições Imigrantes, tem em seus 90 mil m² a maioria das marcas e modelos vendidos no Brasil, além de protótipos e carros trazendo as mais recentes tecnologias sobre rodas.

O local terá uma área de 20 mil metros quadrados de pistas onde visitantes poderão fazer testes com carros.

Ranking de vendas
janeiro-outubro/2016

Class.. Marca Modelo Unidades
 GM Onix 14.100
 Hyundai HB20 11.350
 Ford Ka 6.194
 Renault Sandero 6.086
 GM Prisma 5.314
 Toyota Corolla 5.119
 Jeep Renegade 4.811
 Fiat Toro 4.288
 Fiat Strada 4.234
10º  Honda HR-V 3.757