Foram apenas 120 mil carros. Veja as 30 marcas mais vendidas
Que nunca mais os dirigentes e analistas da indústria automobilística culpem o Carnaval pelas fracas vendas do mês de fevereiro!
Em 2022 não teve Carnaval e o resultado foi um fiasco. Com apenas 120.055 unidades licenciadas, foi o pior fevereiro desde 2005.
Também não dá pra culpar fevereiro como “o mês mais curto do ano”. É verdade, foram apenas 18 dias úteis, mas as vendas diárias, melhor indicador do ritmo dos negócios, também foram sofríveis, 6.670 carros/dia. Pior apenas que janeiro e no que nos meses em que o Brasil parou por causada pandemia (abril/maio/junho de 2020). Fora essas exceções, as vendas diárias foram as piores dos últimos cinco anos, melhores apenas que as de janeiro de 2017.
Nem Carnaval, nem mês curto derrubaram as vendas, mas sim uma série de situações que vem persistindo no mercado: aumentos de preços expressivo do carro zero, fim de produção de modelos básicos, queda de renda da população e aumento do emprego informal, o que deixa o consumidor inseguro para realizar compromissos financeiros a médio e longo prazos.
A liderança da Fiat é expressiva, vendeu 26.416 carros no mês e ficou com 22% de participação. Em seguida aparecem a GM em segundo com 14,5%, Hyundai em terceiro e Toyota em quarto, ambas com 11,1% e a Volkswagen caiu para a quinta posição, com apenas 11.766 carros vendidos e menos de 10% de participação.
Veja o ranking das 30 marcas mais vendidas.