Salão de Shangai. Dá pra ter uma idéia do que é uma exposição de carros na China, onde tudo é de dimensões exageradas?
Nós rodamos de ônibus quase 30 minutos em torno do complexo de exposições onde se realiza o salão, imagina o tamanho!
Lá dentro uma infinidade de marcas e modelos. E tem de tudo. Tem as marcas tradicionais ocidentais, produzindo aqui em Joint Venture com estatais chinesas, quase todas elas como, Volkswagen, Ford, Toyota, Honda, Porshe, carros de luxo, tem de tudo. Tem as marcas chinesas que atuam no Brasil, como a Lifan, a Chery, a Jac, a BYD, tem também as chinesas que já estiveram por aí e foram embora, casos da Jimbei, da Changan, da Brilliance, que também esteve no Brasil durante um período, mas a maioria é de marcas que você nunca ouviu falar, vai vendo, Sauvana, Haima, Yema, Leopard, Roewe, Maxus, Dongfeng, agora não pensa que são marcas de carrinhos Chingling não. É tudo carro com alta tecnologia, equipado com os itens mais modernos de conforto e segurança e projetados pelas melhores casas de design da Europa.
Assim como no Brasil, a onda dos utilitários esportivos se instalou aqui na China, não há estande que não tenha pelo menos um SUV como lançamento, mas os chineses gostam mesmo de carrão, carro grande, aqueles SUVs enormes, Vans grandonas para sete pessoas com porta de correr e também os sedãs grandes lotados de equipamentos e acabamentos sofisticados.
O Salão de Shangai é o maior da China e portanto o maior do mundo, se não em importância pelo menos em tamanho.
Veja alguns dos lançamentos apresentados no Salão de Shangai. A maioria é SUV e da cor branca:
Joel Leite, de Shangai, na China