– Blindagem cai de 40 para 15 dias. Mas é mais cara
Uma empresa brasileira criou um material feito de fios de aramida e baseado na tecnologia de fibra de carbono para ser usado na blindagem de carros, a udura unidirecional. O material é nove vezes mais resistente que as mantas usadas atualmente. Além da resistência, o produto é mais leve, o que diminui o impacto da blindagem no desempenho e na durabilidade do veículo.
A GR Blindados, de São Paulo, foi a primeira empresa a usar a nova tecnologia, num Jeep Cherokee.
A tecnologia reduz em média 50 quilos no peso final do carro em relação ao blindado comum, e agiliza o processo de produção.
“O método de instalação é mais rápido, limpo e seguro. Atualmente, a blindagem demora em média 40 dias para ser entregue; com o udura unidirecional, esse tempo pode cair para até 15 dias. diz Antonio Bertagnoli, representante do Udura.
Apesar de proporcionar um processo produtivo mais rápido, o custo final da blindagem não será reduzido, ao contrário, ficará mais caro por causa do alto custo da matéria prima (aramida, muito mais cara do que o aço), e também por causa do processo de produção do material, que é mais sofisticado.
A redução de peso melhora a dirigibilidade, uma vez que o carro terá menor desgaste dos sistemas de suspensão e freio. Deve melhorar também o conforto dos passageiros, com a redução nos ruídos internos.
O produto tem garantia de 10 anos, o que pode ajudar a melhorar o valor do carro na hora da revenda.
Normalmente, o carro blindado perde muito o valor depois de dois ou três anos de uso. A garantia de dez anos tende a reduzir a depreciação.