Hyundai produz 1,4 milhão de carros por ano em Ulsan e exporta para 200 países
Quase tudo aqui na Coreia leva o nome de Hyundai, não é só automóvel, tem ônibus, caminhão, máquina, guindaste, trator, empresa de construção, robô e até loja de departamento.
A maioria é do grupo Hyundai, que ajudou a Coreia a fazer a revolução social e tecnológica que a transformou, em pouco mais de 50 anos, num dos países mais desenvolvidos do mundo.
Quando se fala de Hyundai, os números são gigantescos. Junto com a Kia – a outra marca de carros do grupo – são 8,5 milhões de carros por ano e 30 fábricas em todo o mundo.
Ontem eu visitei a maior delas, na cidade de Ulsan, no Sul da península coreana.
Em Ulsan são fabricados 1,4 milhão de carros por ano, sai um a cada dez segundos das linhas de montagem. Se fosse um país, Ulsan estaria entre os quinze maiores produtores do mundo. São feitos aqui dezesseis modelos, vendidos no mercado interno é exportados para duzentos países, inclusive o Brasil.
A fábrica tem um porto próprio, onde os navios levam, cada um, quatro mil carros por viagem.
O porto também é da Hyundai e os navios também são fabricados nos estaleiros Hyundai.
A fábrica aqui é bastante moderna e com equipamentos de alta tecnologia. Em algumas áreas, como na soldagem, onde o trabalho é árduo, a autonomia chega a 100%. São 518 robôs na soldagem, que também são fabricados pelo grupo Hyundai.
Mesmo bastante robotizada, a maior fábrica do mundo, aqui na Coreia do Sul, emprega 32 mil trabalhadores.
Joel Leite, de Uslan, na Coreia do Sul