SUV traz novidades também no design, segurança e conectividade

A grande novidade do Compass S, apresentado nesta quarta-feira (28/4/21) é o motor T270, com potência de 185 cavalos a 5.750 rpm e torque de 270 Nm a 1.750 rpm. Com câmbio automático de seis velocidades, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, um excelente resultado para a categoria. O consumo ganhou nota máxima na avaliação do Inmetro.

Mas o SUV traz outras novidades, desde o desenho externo, com mudanças que o deixaram com o visual mais moderno e robusto, até a tecnologia, com destaque para segurança e conectividade.

O carro tem quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25”, volante, painel de porta, centrais multimídia de até 10,1”, console central, painel de instrumentos e mais espaço para porta-objetos. Conta com controle de tração, modo de condução Sport, maior ângulo de entrada,

Segundo a fábrica, o Compass é o carro feito no Brasil com mais recursos de direção autônoma, como o controle de velocidade adaptativo, o alerta de colisão com frenagem automática, o alerta de mudança de faixa, assistência de estacionamento e o farol alto automático. Conta também com frenagem de emergência, aviso e capacidade de frenagem para evitar uma colisão iminente com um pedestre, ciclista ou motociclista. Detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas, carregador de celular sem fio, porta-malas com sensor de presença, rebatimento automático dos retrovisores e airbags laterais e de cortina.

Veja as informações divulgadas pela montadora sobre os motores e as versões do carro:

 

Motor T270

O motor T270 traz a terceira geração do Multi Air, que tem o controle das válvulas ainda mais flexível e com mais eficiência de combustível nas condições de alta carga, quando mais se deseja desempenho do veículo. O sistema eletro-hidráulico permite o controle flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga. Tem a possibilidade de variar a taxa de compressão efetiva do motor, mantendo a tendência à detonação sob controle independente do combustível utilizado. Assim, como resultado, se consegue mais eficiência de combustível nas condições de alta carga, quando se deseja desempenho do veículo.

Tem um sistema avançado de sobrealimentação de baixa inércia que garante uma resposta mais rápida do propulsor, menor consumo de combustível, mais confiabilidade e uma dirigibilidade aprimorada. Outro destaque do sistema é o ângulo dos injetores de combustível. Posicionados quase verticalmente a 23 graus, as emissões são reduzidas graças ao menor contato do spray com a parede do cilindro, favorecendo a formação de mistura. A direção e o tipo do spray, combinados com o fluxo de alta turbulência criado pelo design otimizado dos condutos de aspiração do cabeçote (dois separados por cilindro), proporcionam excelentes velocidade e estabilidade da combustão. Tem bloco de alumínio, termostato elétrico e arrefecimento do óleo do motor que melhoram a eficiência do propulsor, diminuindo as emissões de gases e o consumo de combustível. Por fim, o T270 é ainda mais confiável porque conta com corrente de distribuição silenciosa e for life, que não exige nenhum tipo de manutenção.

Motor TD350

O TD350 é um turbo diesel com nível de emissões equivalente ao Proconve L7. Tem 170 cv de potência e 350 Nm de torque.

Traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, que reduz a emissão de poluentes. Com isso, é necessário o uso do aditivo ARLA32. No motor TD350 a autonomia é de aproximadamente 10 mil km, por isso o motorista não precisa parar para abastecer com o aditivo a toda hora. O motor TD350 mantém ainda seu baixo consumo de combustível (10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada) e ótima autonomia (mais de 800 km com tanque de 60 litros). Todas as versões têm tração 4×4 Active Drive Low e câmbio automático de nove velocidades com troca de marchas pela borboleta no volante. O carro tem ainda seletor de terreno, que distribui o torque de forma seletiva entre os eixos e auxílio em descidas íngremes.

Versão Longitude

Além de todos os itens da versão de entrada, a Longitude tem de série central multimídia de 10,1” com os serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple Car Play, Navegação Embarcada, bancos em couro, quadro de instrumentos de 7”, retrovisores elétricos, aletas no volante, retrovisor eletrocrômico e novas rodas de 18” pintadas. Como opcionais, possui teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900,00) e bancos em couro na cor Cinza Steel (R$ 1.600).

 

Série Especial 80 Anos

Também disponível com propulsor flex ou diesel, em relação à versão anterior traz de série o novo carregador sem fio para celulares, Adventure Intelligence Plus na central multimídia de 10,1”, retrovisores externos com rebatimento automático, partida remota, Park Assist e o som premium Beats. A série especial Compass 80 Anos conta ainda exclusivamente com acabamento externo escurecido em tom grafite, interior em Black Piano, revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas, além de badges e tags “80th” na parte externa e interna do carro. Como opcional está o teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900,00).

Limited

Além dos itens disponíveis na versão anterior (exceto os exclusivos da série 80 Anos e som premium Beats), a versão Limited é equipada com o novo quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25”, teto em preto, rodas de 19” diamantadas, monitoramento de ponto cego, banco elétrico do motorista, parafusos antifurto nas rodas, airbag de joelho para motorista (sete no total), além de todos os itens de série da versão anterior. Também traz em ambas as configurações, flex ou diesel, os opcionais teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900,00), bancos em marrom Arizona (R$ 1.600,00) e Pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9.900,00).

 

Trailhawk

A versão top de linha TD350 turbo diesel, além de todos os itens da Limited, vem ainda com novo adesivo de capô, rodas de 17” diamantadas com pneus de uso misto, protetor de cárter, protetor de tanque, protetor de transmissão, estepe full size, e suspensão elevada off-road. Além do seletor de terrenos contar com o exclusivo modo “Rock”, para máxima capacidade no fora de estrada. Vale dizer que essa versão sai de fábrica com selo Trail Rated, que atesta a distinção reservada exclusivamente aos modelos da gama Jeep de maior capacidade na condução em todo o terreno. Antes de conquistar o emblema, os modelos são levados ao limite para testar seu desempenho em cinco áreas fundamentais: tração, profundidade para travessia de água, capacidade de manobra, articulação e distância ao solo.

Como opcionais, estão teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900.00) e o pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9.900,00).

Série S

A série S é a versão mais premium do Novo Compass e, portanto, não possui equipamentos opcionais. Traz de série, além dos itens da versão Limited, teto solar elétrico e panorâmico Command View, forro do teto em preto, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, os novos itens de direção autônoma: frenagem autônoma para pedestres, reconhecimento de placas e detector de fadiga, além de piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts.

 

Preços

Valores para todo o Brasil, exceto estados de São Paulo e Paraíba:

Sport T270 Turbo flex AT6 – R$ 139.990,00

Longitude T270 Turbo flex AT6 – R$ 154.990,00

80 Anos T270 Turbo flex AT6 – R$ 162.990,00

Limited T270 Turbo flex AT6 – R$ 176.990,00

Série S T270 Turbo flex AT6 – R$ 187.990,00

Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 196.990,00

80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 204.990,00

Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 216.990,00

Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 216.990,00

Valores para o estado de São Paulo:

Sport T270 Turbo flex AT6 – R$ 144.647,00

Longitude T270 Turbo flex AT6 – R$ 160.146,00

80 Anos T270 Turbo flex AT6 – R$ 168.412,00

Limited T270 Turbo flex AT6 – R$ 182.878,00

Série S T270 Turbo flex AT6 – R$ 194.244,00

Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 203.630,00

80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 211.900,00

Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 224.304,00

Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 224.304,00

Valores para o estado da Paraíba:

Sport T270 Turbo flex AT6 – R$ 144.046,00

Longitude T270 Turbo flex AT6 – R$ 159.481,00

80 Anos T270 Turbo flex AT6 – R$ 167.713,00

Limited T270 Turbo flex AT6 – R$ 182.118,00

Série S T270 Turbo flex AT6 – R$ 193.437,00

Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 204.767,00

80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 213.083,00

Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 225.556,00

Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 225.556,00