– Sistema pode evitar o roubo ou seguir o larápio se concretizada a ação
Um grupo de engenheiros britânicos estuda o uso de drones para reduzir o roubo de veículos e também para ajudar a recuperar os carros roubados, conforme a agência Flash.
Eles estão testando um drone muito pequeno, do tamanho de uma bola de tênis, que é ativado junto com o sistema anti-roubo do veículo. Em caso de roubo ou furto, o sistema envia um sinal para uma central, que aciona a perseguição do veículo e gera imagens para identificar os ocupantes.
A proposta vai além: o drone poderia ser colocado na frente do motorista ladrão, gerando um fecho de luz intenso a ponto de provocar uma cegueira momentânea, de forma que o impedisse de continuar dirigindo.
O sistema pode também enviar sinais para as autoridades policiais em caso de sequestro.
Outro avanço técnico que pode aperfeiçoar o sistema anti-roubo operado por drones é a câmera digital, que está cada dia mais eficiente em termos de definição de imagem, o que facilita a identificação do ladrão.
A idéia nasceu do uso de drones para captação de imagens de corridas de automóveis.
O sistema precisa ser aperfeiçoado, mas os técnicos acreditam que é um passo importante para a redução de furtos e roubos de veículos.