Uma visita às cidades do Noroeste Paulista

O motor 1.6 turbo com injeção direta e câmbio CVT garantiu um ótimo comportamento dinâmico ao Tiggo 8 nesta viagem ao Noroeste Paulista, visitando as cidades banhadas pelo Rio Tietê próximo da sua foz, pelo Rio Marinheiro e próximas ao magnífico Rio Grande, na divisa com Minas Gerais.

Foram três dias ao longo das rodovias Bandeirantes e Washington Luiz e as estradas estaduais que cortam as cidades da região, visitando ranchos de pescaria, atividade muito praticada por aqui, no entorno de São José do Rio Preto: Votuporanga, Mirassol, Mira Estrela, …

Com quatro cilindros, 16 válvulas, potência de 187 cavalos, o motor do Tiggo 8 dá conta do recado. Propõe dois tipos de condução, econômica (Eco) e esportivo (Sport). Durante a jornada variamos o tipo de condução nos dois modos, dependendo da necessidade e, também, do gosto de dirigir, usando o Sport numa acelerada mais agressiva e o Eco para reduzir o gasto com combustível.

O câmbio de sete velocidades e dupla embreagem pode ser acionado na alavanca tipo joystick na direção, mas confesso que não costumo usar essa opção: só o fiz para conhecer o sistema, que é de fácil operação, pra quem gosta.

Na rodovia o carro permite um dirigir confortável, mesmo com quatro ocupantes e os equipamentos de filmagem, que são grandes e pesados, mas nada inconvenientes para o bom espaço do carro no porta-malas.

O design do Tiggo 8 foi desenvolvido pela equipe do britânico Kevin Rice, que desenhou os BMW série 1, 3 e 4 e o Mazda RX-8 (2001), e atuou nos dois estúdios de design mais respeitados do mundo: Giugiaro e Pininfarina. Veja nas fotos se o desenho lateral agrada. Na dianteira, os faróis em fullled se destacam, assim como as lanternas traseiras, que têm a mesma tecnologia. A luz de neblina é integrada ao para-choque.

Os retrovisores externos contam com indicadores de luzes direcionais em led, as rodas são de 18 polegadas e caixas de roda com acabamento em preto fosco, o que dá um visual lateral imponente, somado ao rack de teto e o spoiler traseiro.

O carro tem um acabamento refinado, luz de ambientação e compartimento central com refrigeração. Tem bom espaço para os ocupantes, é muito confortável e oferece a opção da terceira fileira de bancos, que não precisamos usar nessa viagem.

Usando os sete lugares, o espaço para o porta-malas é de 193 litros, mas amplia-se para 1.930 litros com a terceira fileira de bancos rebaixada.

No painel, tela digital em LCD ampla de alta resolução e funções multimídia, volante multifuncional com comandos do piloto automático, telefonia, voz e sistema de áudio, banco do motorista com ajuste elétrico de profundidade e encosto, carregador de celular por indução (wireless), ar-condicionado dual zone com saída para a segunda fileira de bancos com acionamento remoto.

O carro tem câmera 360 graus e teto solar panorâmico com acionamento elétrico, que pode ser fechado junto com os vidros, quando o motorista aciona a chave de fora do carro.

Airbags frontais, laterais e de cortina são de série, assim como o sistema eletrônico de controle de tração (TCS), o controle de estabilidade (ESP), o monitoramento de ponto cego (BSD), o assistente de partida em rampa (HHC), o controle eletrônico de descida (HDC), o freio de estacionamento eletrônico e o monitoramento da pressão dos pneus (TPMS).

Ainda em relação a segurança, o carro traz freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e um sistema que desacelera o veículo quando os pedais do acelerador e freio são pressionados ao mesmo tempo, o que sinaliza uma situação de emergência. Conta ainda com o BAS, assistência à frenagem, que maximiza a atuação do ABS, e o ESS e o alerta de frenagem de emergência, que pisca as luzes de freio para sinalizar aos motoristas que vêm atrás.

Produzido na fábrica de Anápolis, em Goiás, o Tiggo 8 custa a partir de R$ 201.990,00.

(Conteúdo de Marca)