Os visitantes do Museu da Mercedes-Benz em Stuttgart, na Alemanha, são os primeiros a desfrutar do serviço automatizado de estacionamento: eles não perdem tempo em estacionar o carro.
É uma experiência que a montadora está fazendo junto com a Bosch: é o estacionamento inteligente, um passo importante no caminho para a condução autônoma.
E a conclusão é que o estacionamento será um processo automatizado no futuro, para carros que andam sozinhos ou mesmo para o carro tradicional.
O motorista reserva previamente uma vaga no estacionamento pelo aplicativo no celular e ao chegar no local, larga o carro na porta. Ele será conduzido automaticamente para a vaga. Vai sozinho, de forma autônoma.
Na hora de buscar o carro o procedimento é o mesmo, totalmente autônomo.
O chamado estacionamento Driverless é dotado de sensores instalados em toda a área da entrada, dos corredores e das vagas. Os comandos são definidos pela tecnologia montada na infra-estrutura do estacionamento.
O sistema implantado faz a interface entre a infra-estrutura e o veículo, que, claro, deve ser dotado de equipamentos que permitam essa comunicação.
O projeto é experimental, mas se tudo funcionar como planejado, no ano que vem o sistema poderá ser fornecido a outros operadores.
Além de facilitar a vida do motorista, o estacionamento inteligente permite um ganho de 20% do espaço de estacionamento.
Veja o vídeo: