O mercado brasileiro de automóveis segue em ritmo de recuperação…lenta. Ainda sofrendo com as sequelas da pandemia, que paralisou a produção e fez o preço do carro subir muito – de novos e consequentemente de usados – 2022 chega ao fim mais uma vez como um ano ruim para a indústria e difícil para o consumidor.
Mas uma luz, enfim, aparece no horizonte. As vendas começaram a subir em novembro e agora em dezembro. A produção também está se normalizando (com um melhor abastecimento de chips – os semicondutores). E a bolha de preços altos começa a murchar devagarzinho……bem devagarzinho.
Isso porque o preço do carro no Brasil já está muito alto de uma maneira geral. Não existe mais o carro básico, pelado……com cada vez mais exigências ambientais e de segurança, os equipamentos embarcados encareceram o carro brasileiro. Os impostos também são muito altos, assim como o lucro das montadoras. É o chamado custo Brasil….lucro brasil….temos um dos carros mais caros do mundo!!!!! Até quando?????
Outro aspecto positivo de 2022 foi o avanço da mobilidade limpa no País. Quase todas as montadoras lançaram modelos elétricos puros e híbridos e esse parece ser um caminho sem volta no Brasil e no mundo. Mas o preço….sim o preço desses carros por aqui continua proibitivo para a maior parte dos brasileiros.
O curioso é que com a grande quantidade de marcas e modelos no mercado a tendência é de preços cada vez mais baixos….o problema é que as montadoras geralmente jogam no mesmo time….ou seja….já concorrem num patamar de preço muito alto.
Vejamos, por exemplo, a lista com os 10 carros mais baratos do Brasil. Renault Kwid e Fiat Mobi encabeçam a lista como os mais em conta do mercado…..custam na casa dos R$ 67 mil. Carros pequenos, com motor 1.0 e sem regalias. E que, apesar de uma ou outra mudança, um ou outro novo equipamento de série, já estão a um bom tempo no mercado.
Em terceiro na lista aparece o C3, esse sim um carro novo. Lançado em agosto, a terceira geração do hatch da Citroên, custa a partir de R$ 70 mil na versão mais simples com motor 1.0. Mas chegou com visual mais moderno e bem equipado. Barato não é, mas é uma opção que vale a pena considerar.
Subindo um pouco pros R$ 77 mil aparecem as versões básicas do Fiat Argo, do Hyundai HB 20 e do Renault Sandero Stepway, todas com motor 1.0. O Argo e o Sandero seguem sem mudanças, mas o HB20 está de visual novo (ficou mais bonito sem a chamada boca de bagre).
Na faixa dos R$ 80 mil são 3 opções: VW Polo, Chevrolet Onix e o Fiat Cronos. Todas também com motor mil. O Polo básico é novidade na lista, o Onix é o mais bem equipado dos três e o Cronos ganhou motor novo (firefly) e câmbio CVT na linha 2023.
Fecha a lista dos 10 carros mais baratos do Brasil a versão básica 1.0 do Peugeot 208, por R$ 85 mil. Um carro bem equipado, mas que tem no visual moderno o seu principal apelo de vendas.
Taí, esses são os carros ”mais em conta” do Brasil. Esperamos que em 2023 a situação melhore e que com a recuperação da indústria a bolha finalmente estoure de verdade e os preços caiam. Duas dicas finais: se for comprar carro nessa época opte pelo que já seja modelo 2023 (isso faz diferença na revenda). E pesquise também, antes de fechar negócio com carro zero, no mercado de usados, principalmente de seminovos. Muitas vezes com o valor que pensa investir no carro novo é possível comprar um carro usado de uma categoria melhor e mais bem equipado!
Os 10 carros mais baratos do Brasil:
- Renault Kwid Zen: R$ 66.590
- Fiat Mobi Like: R$ 66.990
- Citroën C3 Live: R$ 69.990
- Fiat Argo 1.0: R$ 76.290
- Hyundai HB20 Sense: R$ 77.790
- Renault Stepway: R$ 77.990
- VW Polo Track: R$ 79.990
- Chevrolet Onix 1.0: R$ 81.170
- Fiat Cronos: R$ 81.990
- Peugeot 208 Like 1.0: R$ 84.990
Diego Castellari