Marca é obtida quatro dias antes em relação ao ano passado, mas os fabricantes estão pessimistas: só apostam nas exportações
As vendas atingiram um milhão de unidades na última terça-feira, 4, quando foram registrados 1.006.441 de carros e comerciais leves comercializados no mercado interno, conforme o número de licenciamentos.
A marca foi registrada quatro dias antes do mesmo evento no ano passado, quando o mercado atingiu um milhão dia 8 de julho (2016). Mais um indicativo de que as vendas estão crescendo. O balanço de vendas do semestre mostrou um aumento de 4,2% em relação aos primeiros seis meses do ano passado (veja matéria). Mesmo assim, os fabricantes não estão otimistas. Na coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 6, a Anfavea manteve a previsão de aumento de apenas 4% para o mercado interno, quer dizer: na previsão das montadoras não haverá mais aumento de vendas nos próximos seis meses.
A aposta dos fabricantes é nas vendas externas. A Anfavea alterou a previsão de exportações de 10% para 30%, graças, principalmente, ao vigoroso mercado argentino, que deve bater recorde histórico de vendas este ano e que tem no Brasil o seu principal fornecedor. Para atender essa demanda, os fabricantes redefiniram também a previsão de produção de carros e comerciais leves para este ano, que passou de 11,4% para 20% de crescimento em relação ao ano passado, o que daria um volume produzido de 2,517 milhões de unidades.