Lojas fechadas levam a quedas expressivas de vendas, mas balanço do ano é positivo

As vendas de veículos usados caíram 9,6% em abril, reflexo direto da segunda onda da pandemia do coronavírus. Foram transferidas 1.118.285 unidades no mês, contra 1.237.030 em março.

Além da queda de vendas, a pandemia alterou a evolução dos negócios por região. Enquanto as vendas no Sudeste caíram 18%, no Nordeste houve alta de 19%. Veja tabela

Isso se deve aos efeitos do fechamento do comércio nas duas regiões. As medidas foram mais restritivas no Nordeste em março e por isso houve essa “recuperação” em abril. Alguns estados tiveram altas muito expressivas comparadas com as poucas vendas em março. No Ceará os licenciamentos cresceram 144% e no Maranhão 81%.

No acumulado nos quatro primeiros meses de 2021 também as vendas cresceram 40,7%, mas também é um índice que não pode ser levado em conta para avaliar o desempenho do setor, uma vez que nos meses de março e abril de 2020 os negócios praticamente pararam.

“Acreditamos que com a nova flexibilização das medidas e o retorno das atividades do comércio, já anunciadas pela maioria dos Governos Estaduais, deverão gerar resultados positivos nas próximas semanas. Isso, aliado ao avanço da vacinação, deve trazer uma nova onda de confiança aos consumidores”, avalia o presidente da Fenauto, que reúne dos revendedores multimarcas, Ilídio dos Santos.

O segmento que mais cresceu no quadrimestre foi o dos utilitários (veja tabela): leves com 50,3% e pesados com 53,6%. Os automóveis tiveram alta de 37,7% e as motos 43,9%.