Com 23 dias úteis, março registra o maior volume de vendas de carros e comerciais leves no ano
As vendas em março foram um alívio para a indústria automobilística, que teme uma retração nas vendas por causa das dificuldades de financiamento, agora que a produção começa a se normalizar com a regularização do fornecimento de semicondutores. Mas o resultado do mês foi muito positivo, crescimento de 55,5% em relação a fevereiro.
Foram vendidas 187.229 unidades, contra 120.371 unidades no mês anterior. É verdade que março foi um mês gordo, com 23 dias úteis, enquanto fevereiro teve apenas 19 dias de vendas, mas mesmo assim o resultado é importante. Em relação a março do ano passado o crescimento foi ainda maior, 66,8%: naquele mês foram vendidos apelas 112,2 mil carros e comerciais leves.
O desempenho de março fez crescer o volume de vendas no acumulado do ano, que chega a 438.735 unidades, 16,5% a mais do que no primeiro trimestre do ano passado.
No ranking por marca, a Fiat segue na liderança, com 41.450 unidades e 22,1% de participação, seguida pela GM, com 16% do mercado e 30.008 carros. A Volkswagen continua em terceiro, vendeu 22.982 carros e ficou com 12,3% e a Toyota se mantém na quarta posição, com 17.291 e 9,2% de participação.
A Hyundai, que estava na sexta colocação em fevereiro, subiu para o quinto lugar, com 8,7% (16.262) deixando a Jeep em sexto, com 7,6% e 14.224 unidades. Fecham a lista das dez marcas mais vendidas, Renault, Honda, Nissan e Citroën.
A Strada continua forte na liderança, seguida por Onix, Onix Plus, HB20 e Compass.
Veja os rankings das marcas e dos modelos mais vendidos no mês
Ranking por Marca
Ranking por Modelo