Aplicativo mostra que o carro com mais chamadas de recall custa R$ 1,2 milhões

Nem sempre o valor de um carro é sinônimo de qualidade e segurança. Isto é o que revela a pesquisa do aplicativo Papa Recall, que fala para os motoristas sobre os defeitos de fábrica e campanhas de recall das montadoras.

Conforme o levantamento do aplicativo, a Mercedes-Benz foi a marca que mais fez campanhas de recall no primeiro semestre de 2020 com seis das 34 chamadas realizados por 18 montadoras e que envolveram 85 modelos.

Das seis chamadas da Mercedes, quatro foram para o carro AMG G63, avaliado em R$ 1,2 milhão. Foi o maior número do semestre para um único modelo.

As correções necessárias foram nas portas dianteiras, no turbocompressor, no módulo de travamento traseiro e trava de segurança infantil traseira.

Para completar top três das montadoras com mais campanhas de recall no semestre estão a BMW e Porsche ocupando a segunda posição com quatro campanhas cada e a Fiat em terceiro lugar com três chamadas.

As quatro campanhas da BMW foram dirigidas à correção de defeitos em airbags, no sistema Isofix e sistema de transmissão. Já os chamamentos da Porsche foram para reparar problemas em luzes de alerta, sistema de combustível e no sistema de transmissão.

Na Fiat, foram identificados riscos de vazamento de combustível na picape Toro Diesel, nos freios do Mobi e nos airbags do Gran Siena.

“Os problemas detectados revelam a importância de estar com o recall em dia, porque é uma segurança para motorista e para os passageiros”, disse Vinícius Melo, diretor do aplicativo.