Marca cresce quase 10% em ano de mercado estável
A GM não apenas mantém a liderança folgada no ranking de vendas, mas é também uma das marcas que mais cresceram este ano. Com 142.216 unidades, a empresa obteve 17,7% de participação e teve um crescimento de 9,9% em relação ao período janeiro-maio do ano passado, num período em que o mercado de carros e comerciais leves cresceu apenas 2,2%. A empresa mostrou a força do seu campeão de vendas, que, mesmo tendo levado nota zero em teste de segurança deu a volta por cima, aumentou as vendas e fechou o período na mais absoluta liderança (veja matéria).
O comportamento nestes cinco meses indica que a GM deverá repetir este ano a liderança de mercado conquistada em 2016, assim como o Onix deverá repetir a condição de líder por modelo.
A marca, no entanto, sofre da dependência de apenas dois modelos: o Onix sozinho vendeu (68.321) quase a metade do volume total da montadora (142.216). Já a família Ônix/Prisma é responsável por nada menos do que 65,3% das vendas totais da marca.
Embora a maioria dos modelos da marca tenha aumentado as vendas este ano, o volume total, fora da família Onix, é de 49,3 mil unidades, num total de nove modelos: Spin (+12,6% e 9.121 unidades), S10 (+29,4% e 10.787), Montana, Cruze, Cruze hatch, Cobalt, Captiva, Tracker, Camaro e Trailbrazer.
O balanço mostra também a recuperação da Ford, que no ano passado perdeu o quarto lugar no ranking. A Ford apresentou um extraordinário crescimento este ano, nada menos que 13,4%, superando por apenas 318 unidades a coreana Hyundai, ambas com 9,4% de participação.
As outras duas marcas tradicionais, Fiat e Volkswagen, venderam este ano menos do que nos cinco primeiros meses do ano passado: a alemã perdeu 3,6% e a italiana 9,5%, mas ambas mantiveram suas posições no ranking: a Fiat em segundo e a Volkswagen em terceiro lugar.
Toyota (+ 2,4%) e Renault (+ 4,1%) também aumentaram as vendas este ano, ligeiramente acima do índice do mercado, enquanto a Honda cresceu, mas ficou abaixo da média (+ 1,5%).
Já a Jeep dobrou o volume de vendas em relação aos cinco meses de 2016, e a Nissan também teve crescimento expressivo: + 38,7%.
Esse foi o comportamento das dez marcas mais vendidas no Brasil este ano. Na lista da 11ª à 30ª, apenas mais cinco apresentaram aumento de vendas, sendo quatro delas de super luxo: Jaguar, Porsche e Lexus, além de Suzuki e JAC.
Veja na tabela a posição de cada uma das 30 marcas mais vendidas no ranking dos cinco primeiros meses do ano e a evolução, em percentual, em relação ao mesmo período do ano passado.
Quem mais vendeu, quem mais cresceu
Janeiro a Maio/2017