Primeiro SUV compacto híbrido custa R$ 150 mil e não tem estepe
A Kia inaugura o segmento do SUV Compacto Híbrido com a chegada do Stonic SX, apresentado nesta terça-feira (23/11/2021) à imprensa, mas que já era vendido por encomenda, já que o primeiro lote, de apenas 150 unidades, já estava nas concessionárias.
Só em janeiro, no entanto, chegará o segundo lote, de 400 unidades, volume mensal projetado para venda do modelo coreano no Brasil. O objetivo é comercializar cinco mil carros por ano.
O desafio na Kia foi posicionar o Stonic no mesmo patamar de preço dos concorrentes com motor a combustão, mas a empresa não garante que possa manter o preço por muito tempo.
O Stonic tem motor 1.0 turbo de 120 cavalos e câmbio automático de dupla embreagem, conta com assistente de partida em rampa, seis airbags, indicador de fluxo de energia (quando o carro usa combustão, quando usa a baterias) e seletor de modo de condução.
Esses dois últimos equipamentos são importantes para o melhor aproveitamento da tecnologia híbrida, para garantir o consumo de 13 quilômetros por litro de gasolina.
A Kia dá garantia de cinco anos ao Stonic, incluindo a bateria de 48 volts, que fica no compartimento sob o porta-malas, no lugar do estepe, já que a quinta roda foi eliminada. Isso mesmo, o Stonic não tem estepe. O carro vem com um compressor e um kit de reparo que são usados em caso de furo no pneu. Para o conserto não é preciso retirar a roda. Um produto selante é adicionado ao compressor, que enche o pneu e veda automaticamente os furos.
A Kia dá assistência 24 horas para o comprador do Stonic, válida por um ano.