Japonesa vai produzir dois elétricos na plataforma da parceira, nos EUA

 

GM e Honda estão iniciando nesta quinta-feira (3/9/20) uma parceria nos Estados Unidos com o objetivo de compartilhar plataformas de veículos e sistemas de propulsão em veículos elétricos e tecnologias, de forma que as duas montadoras acelerem a inovação e implementem recursos de tecnologias avançadas e de próxima geração de forma mais eficaz.

Os representantes das duas empresas assinaram de um compromisso de uma aliança automotiva na América do Norte, que estende também à cooperação em compras, pesquisa e desenvolvimento, e serviços conectados. O objetivo é fazer com que A aliança alavanque as melhores tecnologias e gere eficiências de custo substanciais.

As duas montadoras já têm parceria no desenvolvimento de células a combustível, baterias e o veículo autônomo compartilhado.

Já está definido que a Honda vai desenvolver dois carros elétricos com a plataforma EV global GM. O trabalho de engenharia começará no início de 2021.

“Esta aliança ajudará as duas empresas a acelerar o investimento em futuras inovações em mobilidade, disponibilizando recursos adicionais. Dado nosso forte histórico de colaboração, as empresas perceberam sinergias significativas no desenvolvimento do portfólio atual de veículos”, disse Mark Reuss, presidente da General Motors.

“Por meio dessa nova aliança com a GM, podemos alcançar eficiências de custo substanciais na América do Norte, o que nos permitirá investir em tecnologia de mobilidade futura, enquanto mantemos nossas próprias ofertas de produtos distintos e competitivos”, disse Seiji Kuraishi, vice-presidente executivo da Honda Motor Co., Ltd.