– Participação das oito marcas subiu de 13,7% para 17,02% no semestre. Honda e Toyota foram as que mais cresceram
Não foi apenas o sucesso do HR-V e o bom desempenho do Corolla que fizeram Honda e Toyota se destacarem num momento de descrédito da indústria automobilística. O grupo de marcas japonesas, como um todo, soube superar as dificuldades que o setor enfrenta e dar a volta por cima.
Com exceção da Mitsubishi, todas as outras marcas japonesas apresentaram bom desempenho no primeiro semestre deste ano, com um crescimento médio de 3,5%. Nada mau num cenário aonde a queda do mercado total (carros e comerciais leves) chegou a 19,8%.
O mérito não é só do HR-V, mas o utilitário esportivo da Honda fez a diferença. O carro vendeu 17.573 em apenas três meses e, de cara, assumiu a liderança no segmento, deixando o Ecosport, antigo dono da situação, na segunda posição. Sozinho, ele já representa 24% das vendas mensais da montadora. Com as boas vendas do HR-V mais o crescimento do Fit (23.290 unidades) e do Civic (17.199), a Honda fechou o semestre com o maior aumento de participação do mercado brasileiro, saltou de 3,9% no primeiro semestre de 2014 para 5,8% neste ano, ou seja, conquistou 1,9 ponto percentual de e obteve uma variação de + 18,9% nas vendas (veja quadro).
A Toyota foi a segunda marca que mais aumentou a participação no semestre, conquistou 1,5 ponto percentual, passando de 5,3% para 6,8%.
Além do Corolla, que vendeu 31.937 unidades e entrou na lista dos dez mais vendidos no País (é o único carro médio entre os líderes – veja ranking), a Toyota teve no Etios um dos responsáveis pelo bom desempenho da marca no período: o hatch vendeu 17.463 e o sedâ 12.512.
A participação das marcas japonesas no mercado total cresceu de 13,2% para 17%, com vendas de 215.929 (contra 208.342 no primeiro semestre do ano passado).
Em percentuais, o maior crescimento foi da Subaru: +89,2%, índice calculado em cima de uma base de apenas 400 carros no primeiro semestre do ano passado. De janeiro a junho deste ano a marca vendeu 757 unidades.
Embora não tenha conseguido manter o volume de vendas, a Nissan cresceu em participação, uma vez que perdeu apenas 2,6%, contra os quase 20% da média do mercado. A empresa, que tinha 2% das vendas no País em 2014, fechou o primeiro semestre com 2,4%. O mesmo ocorreu com a Suzuki, quem vendeu menos (-5,2%), mas aumentou a participação.
A Lexus, que tem participação insignificante no mercado, quase dobrou o número de unidades vendidas, de 110 para 192, e a Mitsubishi foi a única das japonesas que perdeu participação, mesmo assim, uma queda insignificante (-0,04pp) diante das perdas abruptas das grandes marcas (Fiat -2,98%, Volkswagen -2,1% e GM -1,57% pp).
Desempenho das marcas japonesas
1º semestre 2015
Ranking dos carros japoneses
1º semestre 2015