– Com 243.829 unidades, indústria tem o pior janeiro desde 2011
– Hyundai passa a Renault e começa o ano como líder das novas
Foi o pior mês desde março de 2014, o pior janeiro desde 2011 e a pior venda diária desde janeiro de 2012. Não, não acabou: a venda de carros e comerciais leves no primeiro mês de 2015 teve queda de 31% em relação e dezembro e de 18,7% em relação a janeiro do ano passado.
Os 243.829 carros vendidos no mês ficaram bem abaixo das expectativas das montadoras, que esperavam que o consumidor fosse aproveitar o estoque das fábricas faturado no ano passado, com IPI menor.
Mesmo a expectativa do aumento do preço, que em alguns casos passou de 8% (veja matéria), não estimulou o consumidor, fazendo de janeiro um dos piores desempenhos dos últimos tempos. Veja os números:
Queda de 31% em relação a dezembro, quando foram vendidos 353.569
Queda de 18,7% em relação a janeiro de 2014, quando foram vendidos 299,760
Pior janeiro desde 2011, quando foram vendidos 229.858 unidades
Pior venda diária desde janeiro de 2012 (11.486) unidades/dia
Pior mês desde março de 2014 (228.722 unidades)
Hyundai é líder das novas
No ranking por marca, a novidade foi a Hyundai, que iniciou o ano na frente da Renault, tornando-se a marca mais vendida entre as novas. A coreana vendeu 17.556 unidades em janeiro e ficou com 7,2% de participação, bem à frente da francesa, que vendeu 15.389 unidades e tem 6,3%.
A Fiat inicia a caminhada para mais um ano na liderança, com 20,4% das vendas e 49.680 unidades. A GM vem logo em seguida, com 46.881 carros e 19,2%, com Volkswagen em terceiro, mas um pouco mais distante: a alemã vendeu 39.463 unidades e ficou com 16,2%. Em quarto lugar, a Ford vendeu 24.927 (10,2%).
Depois de Hyundai e Renault aparecem a Toyota, em sétimo lugar com 12.525 (5,1%) e a Honda (10.0412 unidades e 4,1%). Nissan e Mitsubishi completam a lista das dez marcas mais vendidas em janeiro. Veja os números.
Ranking de vendas por marca
Carros e comerciais leves
Janeiro 2015
Class. | Marca | Unidades | Part. % |
1º | Fiat | 49.680 | 20,4 |
2º | GM | 46.881 | 19,2 |
3º | Volkswagen | 39.463 | 16,2 |
4º | Ford | 24.927 | 10,2 |
5º | Hyundai | 17.566 | 7,2 |
6º | Renault | 15.389 | 6,3 |
7º | Toyota | 12.525 | 5,1 |
8º | Honda | 10.041 | 4,1 |
9º | Nissan | 6.000 | 2,5 |
10º | Mitsubishi | 4.487 | 1,8 |
11º | Citroën | 3.525 | 1,5 |
12º | Peugeot | 2.785 | 1,1 |
13º | Kia | 1.744 | 0,7 |
14º | BMW | 1.293 | 0,5 |
15º | Mercedes-Benz | 1.185 | 0,5 |
16º | Audi | 1.086 | 0,5 |
17º | Chery | 827 | 0,3 |
18º | JAC | 652 | 0,3 |
19º | Land rover | 641 | 0,3 |
20º | Lifan | 557 | 0,2 |
21º | Suzuki | 527 | 0,2 |
22º | Jeep | 331 | 0,1 |
23º | Dodge | 279 | 0,1 |
24º | Iveco | 231 | 0,1 |
25º | Míni | 193 | 0,1 |
26º | Volvo | 191 | 0,1 |
27º | Troler | 190 | 0,1 |
28º | Subaru | 135 | 0,1 |
29º | Porsche | 49 | 0 |
30º | Shineray | 46 | 0 |
31º | Rely | 46 | 0 |
32º | Ssangyong | 45 | 0 |
33º | Geely | 44 | 0 |
34º | Jinbei | 32 | 0 |
35º | Hafei | 30 | 0 |
36º | Mahindra | 27 | 0 |
37º | Lexus | 26 | 0 |
38º | Jaguar | 25 | 0 |
39º | Smart | 23 | 0 |
40º | Foton | 19 | 0 |