O silêncio do motor criou um problema para deficientes visuais e pedestres mais vulneráveis

jaguar

Além de eliminar a poluição do ar e ser uma fonte de energia renovável, a eletricidade aplicada em veículos automotores traz a vantagem de reduzir o barulho nas ruas, uma vez que o carro elétrico não emite som.

Mas a ausência do barulho do motor pode ser um problema para algumas pessoas, como deficientes visuais ou pedestres mais vulneráveis e mesmo e qualquer pessoa que não esteja acostumada à convivência com um carro que não emita nenhum barulho.

Por isso a Jaguar projetou o sistema de sonorização no modelo I-Pace que anuncia a aproximação do carro elétrico e assim chama a atenção das pessoas.

“A ausência de som de um motor convencional nos veículos elétricos criou um problema para os pedestres mais vulneráveis, como é o caso dos cegos ou das pessoas com problemas de visão. Essa situação é mais evidente quando o carro circula em baixa velocidade no centro das cidades ou dentro de um estacionamento. Por isso desenvolvemos o sistema Audible Vehicle Alert System no I-Pace a fim de garantir a segurança de todos os pedestres nas estradas e ruas.”, disse Iain Suffield, da Jaguar.

O som é audível e discreto, porém inaudível no interior do veículo.

Veja o vídeo de apresentação do sistema

O som é emitido por um autofalante localizado atrás da grade dianteira, que pode ser ouvido a partir de qualquer direção e que não pode ser desligado.

O som aumenta de tom e volume à medida que o veículo vai acelerando e não funciona em altas velocidades, pois nesse momento existem barulhos aerodinâmicos e de rodagem suficientes que alertam os pedestres para a aproximação do carro.