– Setor reduz mão de obra e aumenta a eficiência
Mesmo atravessando uma crise no mercado automotivo, a indústria de automação robótica enxerga uma oportunidade de crescimento, lançando no mercado novas alternativas de produção a fim de reduzir custos com mão de obra e aumentar a eficiência e qualidade em busca de uma fabricação enxuta.
A Comau – empresa especializada em automação do Grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) – anunciou a produção do Smartrob, uma estação de montagem robótica automatizada para processos powertrain (motor, transmissão e suspensão). O sistema é modular e permite várias configurações para a operação de linhas de montagem, em conformidade com os requisitos das normas reguladoras brasileiras.
O equipamento será fabricado no Brasil, na cidade de Betim, Minas Gerais, e promete revolucionar a produção no País.
“O equipamento pode ser programado para desenvolver qualquer atividade de montagem de motores com precisão, velocidade e confiabilidade dos sistemas de produção da Comau”, disse Fabrizio Anzalone, diretor da Powertrain Comau América Latina.
“Trata-se de um projeto de alta complexidade e que conta com um sistema sofisticado, de alta tecnologia. O Smartrob é um marco para a Comau. Altamente flexível, é também a maior célula de montagem em seu segmento, sendo totalmente automatizada e equipada com um robô NJ60. O equipamento confirma a capacidade técnica da empresa e de sua equipe para encarar com qualidade os grandes desafios apresentados pelos nossos clientes”, ressaltou Gerardo Bovone, superintendente da Comau América Latina.
A Comau pretende ser líder no segmento de automação e espera ampliar a produção e atender todas as montadoras do País.
Atualmente a Fiat é responsável por 20% da receita mundial da empresa e já tem contratos com a Renault do Brasil em outros equipamentos.
“Produzir o equipamento no Brasil também diminui custos alfandegários e o tempo de entrega”, explicou Fabrizio Anzalone.
Já foram vendidas mais de 50 células Smartrob no Brasil.
Luiz Cipolli Junior, de Betim, BH