Em ano atípico, todos os ganhadores do Selo Maior Valor de Revenda tiveram valorização após um ano de uso
Com a falta de carro OK para comprar, o consumidor migrou para o seminovo, provocando um aumento de preço inédito no mercado, fazendo com que o carro usado aparentasse uma valorização desenfreada. O resultado dessa anomalia foi constatado no Estudo feito pela Autoinforme que define o Selo Maior Valor de Revenda, certificação que homenageia os carros mais valorizados após um ano de uso.
Todos os vencedores das 17 categorias tiveram índices positivos e o campeão geral do Selo Maior Valor de Revenda 2021 foi o Hyundai HB20, com uma valorização de 17,2%, o índice mais expressivo registrado nesses vinte anos em que a pesquisa é realizada – veja quadro abaixo).
O evento, feito pela Autoinforme em parceria com a Textofinal de Comunicação, foi realizado nesta quinta- feira- 28/10/2021) na sede da BSS Blindagens, na avenida Europa, no formato online, e homenageou 17 categorias, além do campeão geral.
Além de todos vencedores das 17 categorias terem anotado índices positivos, dos 126 modelos pesquisados, 101 também registraram valorização e apenas 25 obtiveram índices de depreciação.
Dezessete modelos foram contemplados pelo Selo Maior Valor de Revenda Autos. Veja os vencedores:
Renault Kwid- Entrada + 14,5%
Nissan Leaf- Elétrico + 11,8%
Hyundai HB20 – Hatch Compacto + 17,2%
BMW Série 1 – Hatch Premium + 12%
Volvo XC40 Hybrid- Híbrido + 13,2%
Honda Fit – Monovolume/Minivan + 13,3%
Fiat Strada- Picape Pequena + 14,3%
Fiat Toro – Picape Compacta + 12,3%
Ford Ranger – Picape Média + 16,1%
Fiat Grand Siena – Sedã Entrada + 12%
Hyundai HB20S – Sedã Compacto + 15,7%
Honda Civic – Sedã Médio + 12,9%
Honda Accord- Sedã Grande + 4,6%
Volkswagen Nivus-SUV Entrada + 10,5%
Chevrolet Tracker- SUV Compacto + 15,9%
Volkswagen Tiguan- SUV Médio + 11,5%
Toyota SW4 – SUV Grande + 16,1%
A pesquisa considerou os 126 modelos zero km mais vendidos, de 20 marcas. Além das marcas/modelos vencedores desta 8ª edição do Selo Maior Valor de Revenda Autos, foram analisados modelos das marcas Caoa Chery, Citroën, Jeep, Kia Motors, Land Rover, Lexus, Mitsubishi, Peugeot e Suzuki.
As distorções de preços neste ano ocorreram devido à falta de veículos OK provocada por desabastecimento de insumos, sobretudo semicondutores; na outra ponta, veículos seminovos anotaram forte valorização.