Metade das vendas das grandes marcas é para pessoa jurídica

As vendas diretas, que as montadoras fazem para frotistas e locadoras, estão sendo a salvação da indústria brasileira. Nada menos do que 42,2% de todos os licenciamentos em 2020 foram feitos de forma direta, isto é, um total de 440.964 carros e comerciais leves, de um total de 763.343. No ano passado a participação foi ainda maior, 44,2%.

Assim, as montadoras investem nas vendas para frotistas, oferecendo descontos generosos: há casos em que os carros são entregues com preço até 30% abaixo da tabela, o que escancara a margem de lucro dos fabricantes: alguns deles dizem que o lucro sobre um carro de entrada “não passa de R$ 500,00” (sic).

Muita gente considera mais importante a venda no varejo, aquela feita diretamente ao consumidor. E nesse setor, a participação da marcas é bem diferente do ranking das vendas totais. Embora as duas primeira posições permaneçam inalteradas, com GM em primeiro lugar e Volkswagen em segundo, daí pra frente aparecem a Hyundai, como terceira colocada no ranking do varejo e a Toyota em quarto.

Dos 63.284 carros vendidos pela Hyundai este ano, a maior parte, 45.579 unidades, foram para o cliente final, enquanto a Toyota vendeu no varejo 44.158 do total de 58.814.

A GM vendeu 134.461 no total e 87.956 no varejo e a Volkswagen 122.932 e 61.600.

Ranking de vendas no varejo
1º semestre 2020