– Na 8ª, geração, picape da Toyota busca liderança do mercado

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A Toyota apresentou em Mendoza, na Argentina, a oitava geração da Hilux . A picape chega mais equipada, com novo motor e chassi mais resistente.

A versão 2016 chega às concessionárias no Brasil na semana que vem e a Toyota quer conquistar a liderança no segmento de picapes médias. Não falta muito. A Chevrolet S-10, líder atual, vendeu de janeiro a outubro 28.010 unidades, apenas 692 a mais do que a Hilux, que vendeu 27.318. Com o apelo da novidade, é bem provável que a picape da Toyota assuma a liderança até o fim do ano.

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Produzida em Zárate, na Argentina, a Hilux 2016 é totalmente nova e segue a nova identidade da Toyota, a mesma já usada na linha do Corolla, com linhas marcantes, luzes de led, para-choques mais largos, novas rodas de alumínio, faróis integrados à grade e novas lanternas traseiras.

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O interior também é todo novo. O modelo agora conta com volante multifuncional, painel de instrumentos com tela de 4,7 polegadas, central multimídia com tela de 7 polegadas, novos bancos, saídas de ar-condicionado para os ocupantes traseiros e no porta-luvas. Nos equipamentos, passa a ser a única com entrada e partida sem chave. Para completar, o banco traseiro é bipartido e espaço para os joelhos aumentou. Outra boa mudança está na posição de dirigir: agora o modelo conta com ajuste de altura e profundidade do volante.

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O antigo motor 3.0 turbodiesel foi trocado por uma unidade 2.8 mais potente e mais forte. Enquanto a Hilux 3.0 tinha 171 cv e 36,7 kgfm, a nova 2.8 tem 177 cv e 45,9 kgfm. A transmissão também é nova, agora conta com câmbio de seis marchas. A tração é traseira e o 4×4 agora tem acionamento eletrônico para reduzida (antes era acionado por alavanca).

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Segundo Toyota, o novo chassi deu mais rigidez a carroceria e a nova suspensão aumentando o conforto e estabilidade sem perder a robustez.

No quesito segurança a nova Hilux tem como opcional controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em subida e sistema de fixação Isofix. Já as versões mais equipadas contam com sete airbags e auxiliar de descida, que mantém velocidade constante.

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A Hilux 2016 chega em cinco versões. Confira os preços e equipamentos:

Hilux Chassi-cabine R$ 114.860

Direção hidráulica progressiva, ar-condicionado, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, medidor de economia de combustível, aviso sonoro de chave na ignição e luzes acesas, limpador do para-brisa com temporizador e nivelador dos faróis, airbags frontais e de joelho do motorista.

Hilux Cabine Simples Standard MT – R$ 118.690 / Cabine Dupla Standard MT – R$ 130.960

+ Modos de condução eco e power e fixação Isofix para cadeiras infantis.

Hilux SR Cabine Dupla – R$ 162.320

+ Vidros, travas e retrovisores elétricos, chave canivete, porta-luvas refrigerado, volante multifuncional e central multimídia com leitor de DVD, câmera de ré e rodas de alumínio de 17 polegadas.

Hilux SRV Cabine Dupla – R$ 177.000

+ Controle de estabilidade, tração e reboque, painel TFT e central multimídia com navegador GPS e TV digital, controle automático de velocidade (piloto automático), faróis de neblina, ar-condicionado automático digital com saída para os bancos traseiros e tomada elétrica 220v, assistentes de reboque, subida de rampas e os controles de tração e estabilidade.

Hilux SRX Cabine Dupla – R$ 188.120

Versão topo de linha, tem partida sem chave, faróis de led com acendimento e nivelamento automático, luz diurna e rodas de 18 polegadas, alem de airbags frontais, laterais, de cortina e para os joelhos e  assistente de descida em ladeiras.

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Ficha técnica

Toyota Hilux 2016

Motor: 4 cilindros em linha 2.8, 16V, turbo common rail
Cilindrada: 2755 cm3
Combustível: diesel
Potência: 177 cv a 3.400 rpm
Torque: 45,9 kgfm de 1.600 a 2.400 rpm (manual: 42,8 kgfm de 1.400 a 2.600 rpm)
Câmbio: automático sequencial, seis marchas ou manual de seis marchas
Direção: hidráulica
Suspensão: duplo A (d) e eixo rígido com molas semielípticas (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: 4×2 ou 4×4, com reduzida e bloqueio
Dimensões: 5,33 m (c), 1,855 m (l), 1,815 m (a)
Entre-eixos: 3,085 m
Pneus: 225/70R17 (Standard e Chassi-cabine), 265/65R17 ou 265/60R18
Tanque: 80 litros
Peso: 2.075 kg
Consumo cidade: automático 9,3 km/l – manual: 9,0 km/l
Consumo estrada: automático 11,3 km/l – manual: 10,5 km/l

Luiz Cipolli Junior, de Mendoza, Argentina