Chinesas dominam o segmento, que representa 35,5% de todos os eletrificados no Brasil

Com 4.693 unidades vendidas de janeiro a outubro, o Haval, da GWM, é o líder do ranking dos híbridos plug-in e pode fechar 2023 como o mais vendido no Brasil no segmento.

O Haval, no entanto, é ameaçado por outro chinês, o BYD Song Plus, que vendeu 4.263 unidades no período. É verdade que o terceiro colocado, o Volvo XC60, caso tenha um crescimento expressivo nos dois últimos meses do ano, também pode disputar a liderança, já que tem 3.608 carros emplacados.

Mas se a liderança ainda é uma dúvida, uma coisa é incontestável: os chineses dominam o segmento. Mesmo excluindo a Volvo (que foi adquirida pela chinesa Gelly e portanto pode ser integrada ao “clube” chinês), a soma da GWM, BYD e Chery (com a Caoa) chega a 12.243 unidades, mais da metade do total dos plug-in licenciados este ano (23.771).

A propósito, o plug-in é o segmento mais importante, com participação de 35,5% nas vendas totais entre os eletrificados, que venderam 67.047 unidades até aqui.

Com seus dois modelos, XC60 e XC90, a Volvo é a marca com o maior número de licenciamentos, 4.545.

Porsche Cayenne (quarto colocado com 1.206 unidades) e Audi Q5 (sexto, com 1.089 carros), completam a lista dos plug-in com mais de mil unidades emplacadas até outubro.

Veja a lista completa, que contém nada menos do que 38 modelos com registro no Detran