Nem os 0,9% da população que compra carro zero consegue manter a pose
Pra você ter uma ideia de como andam as vendas de carros no Brasil, veja essa notícia:
O Gol foi o carro mais vendido na primeira quinzena de Julho.O Gol? É… o Gol, aquele carro popular que depois de 27 anos na liderança tinha saído da lista dos primeiros colocados no ranking.
Pois é: mas a situação financeira do consumidor é tão dramática que ele voltou a ser protagonista de um mercado onde a maioria dos carros – e a totalidade dos lançamentos atuais – são de carros grandes, equipados e muito mais caros.
E quando eu me refiro ao “consumidor” falo do consumidor de carro zero, que é a elite da ponta da pirâmide social. Sim, falo de 0,9% da população, pois os outros 99,1% dos brasileiros não têm condições de comprar carro zero.
Pior é ouvir dirigentes da indústria produzirem só carros caros e reclamarem dos “altos impostos” pagos pelos veículos, enquanto 30% da população passa fome!
Dados do Mapa da Pobreza da FGV, mostram que o contingente de pessoas com renda domiciliar até R$ 497 mensais atingiu 63 milhões de brasileiros, 30% da população.Ou seja: 63 milhões de brasileiros têm uma renda mensal equivalente ao que o dono do carrão paga por um tanque de gasolina.