Setembro vai ser o pior mês em vendas de carros novos desde 2008. Faltando dois dias para terminar o mês, as vendas diárias estão abaixo das nove mil unidades: 8.860.
A média diária de vendas no ano passado foi de mais de 13 mil carros, isso num ano que não foi lá grande coisa (queda de 7% em relação ao ano anterior). Em 2012, ano do recorde histórico, a indústria vendia 14,5 mil por dia. Observe, portanto, que é uma queda monstruosa.
Mas o fechamento de setembro vai trazer mais novidades, sendo duas delas posições inéditas ocupadas por uma marca e um carro.
A marca é a Honda, que muito provavelmente vai ficar na frente na Renault, que deve fechar o mês na oitava posição. A Renault que desde que começou a produzir no Brasil era a líder entre as marcas novas.
E o carro é o Gol, que descambou na classificação por modelo e pela primeira vez talvez na história deixou de figurar entre os dez carros mais vendidos. O ex-fenômeno de vendas deve fechar setembro num humilhante décimo segundo lugar no ranking.