Montadora adapta os motores flex e diesel para atender a nova legislação ambiental a partir de janeiro

Com a entrada em vigor, no ano que vem, da nova fase do Proconve, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o L7, a GM vai colocar tecnologias para atender os limites mais rígidos de emissão e anunciou que vai reduzir ainda mais a emissão de poluentes, estabelecendo o compromisso de tornar a empresa neutra em carbono até 2040.

Mesmo assim, trata-se de um processo intermediário entre o uso de carros com moto a combustão e o estabelecimento de um portfólio de modelos 100% elétricos.

Além de desenvolver veículos com motores mais limpos, a GM atualizou as linhas de montagem, de forma a contribuir com a redução das emissões, operando com sistemas que serão requeridos apenas em fases futuras do programa, como o sistema que controla e reduz a emissão de vapores tóxicos do tanque durante o processo de abastecimento. Houve também alteração na inteligência dos softwares que gerenciam motor e câmbio.

No motor a diesel um filtro vai anular em até 95% a emissão de particulados, que geram a fumaça escura que sai pelo escapamento.
Assim, a empresa terá todos os veículos produzidos para o mercado brasileiro em conformidade com o Proconve 7 a partir de 1° de janeiro de 2022.