– Leve, material proporciona redução de peso e portanto menor consumo e menos emissões de poluentes
Depois de ter aplicado o material em modelos experimentais e carros de baixo volume de vendas, a Ford comunicou que vai buscar novas formas de uso da fibra de carbono em carros de grande volume.
Bem mais leve do que materiais tradicionais, a fibra de carbono é usada para reduzir o peso e portanto obter maior relação peso potência nos carros, reduzindo o uso de combustível e consequentemente diminuindo também as emissões de poluentes.
Atualmente a Ford está buscando reduzir os custos da fibra de carbono para que possa utilizar o material também em carros de produção em massa.
O alumínio é outro material utilizado pela indústria para redução do peso dos veículos automotores, assim como o magnésio e outros polímeros, como o GFRP (plásticos reforçados com fibra de vidro).
As exigências do mercado em relação à preservação do meio ambiente e à redução da poluição faz a indústria pesquisar materiais cada vez mais leves, que proporcionem melhorias na busca por um ambiente menos agressivo ao homem.