Marca aposta no seu primeiro SUV para “entregar mais ao consumidor”
Líder sem SUV, Fiat deve ampliar a liderança ainda este ano
A Fiat está considerando o Pulse um marco na história da marca no Brasil. Coloca o seu primeiro SUV como uma mudança no conceito da empresa, que antes “vendia preço” e agora vai vender qualidade. Pode ser um argumento para justificar os R$ 116.000,00 do valor do carro na sua versão topo de linha, com motor turbo de 130 cavalos, embora o consumidor poderá adquirir a versão básica, com motor 1.3 aspirado e câmbio mecânico, por R$ 80.000,00.
Seja como for, é verdade que o Pulse traz em seu bojo um conjunto de tecnologias que inova a marca e o segmento, colocando o produto num patamar muito superior a tudo o que a Fiat apresentou até hoje.
O diretor Comercial da montadora, Herlander Zola avalia que com o Pulse vai construir valor de marca e não mais “vender preço”. Quer, ao contrário, “entregar mais ao consumidor”.
Para isso, o lançamento do SUV vem na esteira da remodelação da rede de concessionárias, que criou um novo padrão visual e que está se transformando em todo o País, com o objetivo de oferecer um atendimento de alta qualidade ao cliente.
Mas se objetivo da Fiat é oferecer mais qualidade com o Pulse (e vai, conforme você verá mais adiante), ganhará também em quantidade. Isso porque a marca lança pela primeira vez um modelo na categoria dos utilitários esportivos, segmento que está em franco crescimento e já é o maior do mercado. Assim, os seus 22,7% de participação no mercado brasileiro devem crescer, uma vez que as vendas do Pulse só vão acrescentar para a marca, não deverá causar nenhum tipo de “canibalização” com outros modelos da marca.
Com o portfólio atual, a Fiat atua em 67% do mercado; passará a atuar em 89% com o Pulse.
O desafio da empresa será mostrar ao consumidor que o Pulse é melhor que os concorrentes, já que o mercado tem 18 carros na categoria. Para isso, a empresa investiu pesado em tecnologias de direção, conectividade e segurança.
O desenho externo é moderno e provocante, com uma grade e dianteira grande em função do capô alto e parrudo; a lateral é marcada por vincos largos, intermediando partes levemente côncavas e convexas, provocando uma sensação de agilidade.
Internamente, um acabamento esmerado, com forração elegante das portas e laterais, painel charmoso e com muita informação, tela de 8,4 ou 10,1 polegadas, dependendo da versão e wifi a bordo.
São muitos porta-objetos, num total de 25,1 litros de volume, o maior do segmento. Tem três conectores USB (sendo um do tipo C) e opção de carregador de celular por indução para que o smartphone.
O porta-malas tem 370 litros de capacidade, que podem ser ampliados ainda mais graças ao rebatimento do banco traseiro. Os encostos podem ser baixados na proporção 60/40, ajustando-se à quantidade de passageiros a bordo do Pulse.
É possível destrancar e trancar o carro acionando apenas um botão na maçaneta. Para ligar o motor basta acionar um botão ao lado da direção. Sensor e câmera de ré facilitam balizas, e o rebaixamento automático do espelho retrovisor direito ajuda a evitar ralados das rodas contra o meio-fio.
Equipado com motor turbo 1.0 de 130 cavalos fabricado em Betim, o Pulse é montado numa plataforma que traz tudo novo, como suspensão dianteira e traseira, sistema de direção, freios etc. A carroceria é composta de 87% de aço de alta qualidade e de ultra alta qualidade, material que proporciona oferece mais segurança com menor peso do veículo. O câmbio CVT em opção normal, manual com sete marchas, sport (uma direção mais divertida, com melhor desempenho).
A boa altura do solo (19,6cm) permite uma condução agressiva, como constatamos na posta off road do Circuito Panamericano, na Pirelli, na cidade de Elias Fausto, interior paulista. Avançamos com o Pulse em vias esburacadas de terra e obstáculos feitos para uso de carros 4X4. Portanto, mesmo sem trapo nas quatro rodas o carro tem um comportamento regular fora do asfalto.
O consumo misto, cidade/estrada é de 13,7km/l segundo a montadora.
Aceleramos o Pulse nas várias pistas do circuito Panamericano. Além da aventura off road, o carro mostrou o bom desempenho na pista de corrida, muito bem acertado nas curvas, bom suspensão e dirigibilidade.
O Turbo 200 Flex DE 130 cavalos usando álcool tem um torque de 200 Nm (20,4 kgf.m), disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm. As versões de em trada tem motor 1.3 aspirado e ambos usam câmbio automático CVT com sete marchas, que usa duas polias variáveis ligadas por uma correia metálica mergulhada em óleo, solução que entrega o máximo de suavidade e conforto para o motorista sem comprometer a performance.
No modo Automático a central eletrônica faz o ajuste das relações e tempo de resposta conforme a demanda do motorista, privilegiando baixas rotações para maior conforto e baixo consumo.
O modo Manual cria sete marchas pré-definidas, que podem ser trocadas manualmente e de forma sequencial por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas no volante.
O modo Sport oferece uma direção mais esportiva, mais divertida.
Veja alguns dos equipamentos do Pulse:
Faróis de LED em todas as versões, inclusive nas luzes de condução diurna e de neblina
Câmera na parte superior do para-brisas para acionar automaticamente o farol alto quando necessário. Detecta outros veículos trafegando à frente ou em direção ao carro e desativa sozinha o facho alto para não ofuscar o outro motorista
Enxerga as faixas de rolamento no asfalto, por meio do recurso Aviso de Mudança de Faixa. Caso detecte que o veículo esteja saindo da trajetória, um aviso sonoro e visual no painel, seguido de uma pequena aplicação de torque no volante na direção contrária à saída de faixa, alerta o motorista imediatamente.
Reduz e até evita colisões traseiras por meio da Frenagem Autônoma de Emergência
Câmera frontal para monitorar a proximidade do veículo à frente.
Controle de Estabilidade e Tração (ESC)
Ao acionar o freio numa parada súbita, a Indicação de Frenagem de Emergência (ESS) faz as luzes de freio piscarem
Airbags laterais
Abre e fecha as portas, aciona as luzes, buzinas e até aquecer ou resfriar a cabine do veículo somente com um comando de voz.
Indica nível de combustível, vida útil do óleo do motor e quilometragem
Aplicativo para smartphones permite ao motorista acompanhar seu Pulse à distância, e inclusive programar alertas de velocidade e perímetro de rodagem caso o carro seja conduzido por outra pessoa. Notificações automáticas são enviadas para o celular caso haja um possível furto do veículo
Em casos de acidentes com deflagração de airbag aciona automaticamente o Call Center da marca, que contata as autoridades públicas e repassar a localização exata do veículo.
Procura por pontos de interesse e estacionamentos na região
Chamadas e comandos de voz podem ser feitos a partir de botões no volante, com conexão Bluetooth simultânea para até dois smartphones.
Preços e versões
Drive 1.3 manual: R$ 79.990,00
Drive 1.3 automático: R$ 89.990,00
Drive Turbo 200 automático: R$ 98.990,00
Audace Turbo 200 automático: R$ 107.990,00
Impetus Turbo 200 automático: R$ 115.990,00