– Empresa é “otimista”: mercado deve pelo menos estancar em 2017
– Por marca, GM continua líder, Fiat fica em segundo e Jeep em 10º
A Fiat saboreia o gostinho de reconquistar a ponta do ranking graças à aglutinação das vendas com a marca Jeep, no âmbito da FCA. Assim, a empresa resultante da união Fiat com Chrysler (que reúne ainda as marcas Dodge e RAM) deve fechar 2016 com 18,3% do total do mercado (veja ranking com base nas vendas até 14/12). No ranking por marca, a GM será líder, com 17,4%, a Fiat ficará em segundo com 15,3 e a Jeep no décimo lugar, com 2,9%.
O balanço que Sérgio Ferreira faz da empresa é bastante positivo, graças principalmente ao sucesso dos produtos da marca Jeep, com o Renegade superando as expectativas e o Compass muito procurado já no primeiro mês de vendas. O diretor comercial da FCA destacou também o crescimento da participação no mercado de picapes, com a liderança da Strada e as boas vendas da Toro, mas reconheceu que as vendas do Mobi (4 mil carros/mês) ficaram abaixo do planejado (6 mil). Apesar disso, a marca Fiat continua liderando o segmento dos hatchs A e B, que reúne carros de entrada, com 40,2% de participação.
Se o balanço é positivo, o otimismo é maior para 2017. Ele crê que a crise chegou ao fim. Acha que o mercado deve, no mínimo, permanecer estável em 2017, ”pode até crescer 1% ou 2%”, mas a queda de vendas não deve prosseguir.
“Chegamos ao fundo do poço. O mercado não vai cair mais”, profetizou.
Em qualquer situação, ele considera que a FCA vai se dar bem em 2017: mesmo num mercado conservador, acredita que a as duas marcas podem crescer, uma vez que os três lançamentos de 2016 não tiveram o ano cheio: o Mobi teve sete meses de venda, o Renegade dez e o Compass apenas dois. Se houver aumento de vendas, ele aposta no crescimento do Mobi, que está no segmento mais prejudicado pela crise, o de entrada, por causa da restrição ao crédito e da falta de confiança do consumidor.
E prometeu dois carros “realmente novos” para o ano que vem, ambos da marca Fiat, e mais quatro (da FCA) para 2018.
Ranking de vendas
1/1 a 13/12 – 2016
Fca (Fiat + Chrysler) | 18,30% |
GM | 17,40% |
Volkswagen | 11,50% |
Hyundai | 10,00% |
Ford | 9,10% |
Toyota | 9,10% |
Renault | 7,60% |
Honda | 6,20% |
Nissan | 3,00% |
Peugeot | 1,30% |
Mitsubishi | 1,30% |
Citroën | 1,20% |
Mercedes-Benz | 0,80% |
BMW | 0,60% |
Kia | 0,50% |