Pandemia faz procura aumentar e a grande procura distorce os preços
Você quer comprar uma moto? Dependendo do modelo escolhido, só vai poder desfrutar do veículo no ano que vem. Isso mesmo, se a preferência for por uma Pop, por exemplo, terá que enfrentar uma fila de pelo menos dois meses, ou então pagar ágio no mercado.
A opção de muita gente está sendo a moto usada, com um ou dois anos de uso, mas o preço está bem salgado. Uma moto com um ano de uso está custando praticamente o preço de tabela de uma zero quilômetro.
Que fenômeno é esse que está ocorrendo em plena pandemia. Pois é exatamente a crise do coronavírus que provocou essa distorção no mercado. As razões são várias:
A queda na produção, que foi praticamente paralisada em março e abril, deixou o mercado desabastecido e por mais que as fábricas incrementaram a produção após esses dois meses, não conseguem atender a demanda, que cresceu, e muito, exatamente por causa da pandemia, com o expressivo aumento do negócio de entrega em domicílio, principalmente de comida pronta, fazendo com que muita gente passasse a ver na moto um instrumento de trabalho. É notório o aumento de motos circulando nas cidades este ano, atendendo um enorme contingente de pessoas que substituíram o hábito de frequentar restaurantes e troca da alimentação em casa.
Empresas de aluguel de motos ampliaram o seu negócio, atendendo um público que não tem dinheiro para comprar uma moto, mas pode pagar R$ 20,00, R$ 30,00 por dia de aluguel. A Pop, da Honda, é uma das preferidas dos motoboys, razão pela qual não se acha esse modelo nas concessionárias.
Sem moto zero quilômetro nas revendas, o consumidor parte para a usada, que, em conseqüência, teve um preço aumentado expressivamente nos últimos meses. Em alguns casos o preço do modelo 2019 é o mesmo que o preço de tabela da OK.
Outros componentes influenciaram o aumento da procura, como o auxílio emergencial do governo, a queda dos juros, a procura por transporte individual para fugir da aglomeração dos coletivos e o sistema de consórcio um pilar poderoso na venda de motos no Brasil.
O resultado é que as motos em 2020 tiveram uma ótima valorização, com as usadas se aproximando dos preços das OK. Em alguns casos, motos que disputam pequenos nichos de mercado, a falta da OK fez as usadas obterem um valor parecido com a da zero quilômetro.