Unidade em Itatiaia atinge descarte zero
A fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, no Rio de Janeiro, atingiu a meta de descarte zero na operação. Foram consideradas a destinação de resíduos orgânicos à compostagem e encaminhamento à reciclagem de material seco, como papelão, plástico, metal, isopor, vidro e resíduo de construção.
Entre as atividades de reaproveitamento e destino de materiais de forma ambientalmente responsável, destaca-se o reúso de embalagens: as embalagens de peças e matérias-prima primas vindas da sede a da empresa, são devolvidas para a Inglaterra e reutilizadas.
A fábrica brasileira substituiu copo plástico por copo reutilizável; passou a usar secador de mão para a redução de papel e fez campanhas de conscientização sobre coleta seletiva, que, consequentemente, aumentam a reciclagem na fábrica.
Os resíduos não recicláveis, que representam 9% do total produzido pela fábrica, são destinados às tecnologias sustentáveis, realizando o descarte de maneira mais ecológica, fora dos aterros.
O projeto faz parte de um conjunto de ações para que a companhia se torne líder da indústria de inovação sustentável em todo o ciclo de vida de seus produtos.
“Estamos orgulhosos do resultado alcançado pela equipe e continuaremos buscando formas de reaproveitar, reutilizar e minimizar a geração de resíduos, e, nos casos em que não for possível, destinar os resíduos de forma sustentável”, afirma Oscar Neto, diretor de operações da Jaguar Land Rover do Brasil.