O conceito de indústria 4.0 já é realidade. Várias montadoras estão utilizando esse sistema inteligente de produção. A indústria 4.0 engloba tecnologias de automação, troca de dados entre os departamentos em tempo real e utiliza sistemas ciber-físicos, internet e computação em nuvem
Facilita a execução com estruturas modulares, monitora os processos físicos, cria uma cópia virtual do mundo físico e toma decisões descentralizadas.
Com a internet, os sistemas se comunicam e cooperam entre si e com as pessoas, sempre em tempo real, e através da computação em nuvem.
A nova tecnologia proporciona uma produção mais eficiente, redução de armazenagem, ampliação do fornecimento de peças direto na linha e redução de estoque.
Tudo isso se traduz em maior agilidade, eficiência e produtividade e portando, em menores custos, caso da nova linha de montagem da Mercedes-Benz, inaugurada na semana passada (veja matéria). Renault, Volkswagen e Fiat também já operam no sistema da Indústria 4.0.
Parabéns à indústria por esse expressivo ganho. Esperamos que esses benefícios sejam repassados a nós, consumidores. E que portanto os preços dos veículos sejam menos salgados